“Heavy metal de primeira linha”
Como você já sabe a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é um dos melhores trabalhos já gravados por uma banda nacional, Vamos falar o fantástico álbum do DragonHeart, Throne of the Alliance.
“Throne of the Alliance” é o segundo álbum de estúdio da banda de heavy/power metal curitibana DragonHeart e lançado no ano de 2002 pelo selo HTR Records, com distribuição e depois reedição em 2003 da Hellion Records. O álbum foi gravado no estúdio Clínica Studios, Curitiba, Paraná entre abril e agosto de 2001. A produção foi de responsabilidade da própria banda e Murilo Da Ros.
Após o ótimo álbum “Underdark” de 2000, o DragonHeart colocou toda sua criatividade e talento na composição de um trabalho conceitual e para isso era importante, que o instrumental tivesse a seu dispor um acabamento de primeira categoria, assim como um layout que valorizasse ainda mais o produto final. E tudo ficou a contento com a masterização realizada no estúdio Finnvox, na Finlândia, com Mika Jussila colocando a mágica que faltava no som de “Throne of the Alliance”. Já a linda parte gráfica é uma verdadeira obra de arte, com a capa sendo criada por Andreas Marschall.
Com arranjos empolgantes, peso e faixas bem diversificadas, que envolviam narrativas, a estória dos reinos de Claymored e Fhalkior, que se uniram por um bem comum, é contada como em um filme e com uma trilha simplesmente épica. Graças ás letras no encarte – uma coisa que os fãs de digital nunca vão entender o quanto faz a diferença – podemos acompanhar detalhadamente como tudo se desenrola. Os backings vocals e coros transmitem emoção e dão um apoio ao trabalho vocal que é digno de nota. Inclusive graças a essa virtude, o cover do Grave Digger inserido no disco como um bônus track, soa com a assinatura da banda paranaense.
Na divulgação de “Throne of the Alliance” anúncios de página inteira foram publicados em revistas especializadas com grande destaque. Eu particularmente, me sinto um grande privilegiado por ter acompanhado a apresentação do DragonHeart em 6 de setembro de 2003 na saudosa casa de shows situada no bairro de Moema, o Blackmore Rock Bar, onde a ênfase do espetáculo foi o álbum “Throne of the Alliance”. Já minha cópia em CD foi comprada em abril de 2003 na loja da Hellion, na Galeria do Rock.
Existem trabalhos que simplesmente não podem ser esquecidos, seja por sua relevância, qualidade ou merecimento. “Throne of the Alliance”, essa obra da banda brasileira DragonHeart se encaixa em todos os quesitos e mais. Trata-se de um CD que não deve nada a nenhum lançamento do gênero, seja nacional ou estrangeiro. É um clássico da música pesada brasileira, que precisa ser conhecido pela nova geração. Os links estão lá no final, como de costume. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 2002.
Selo: HTR Records, com distribuição e depois reedição em 2003 da Hellion Records
Produção: DragonHeart e Murilo Da Ros.
Tracklist:
1.The Beginning …
2.Throne Of The Alliance
3.The Blacksmith
4.Ghost Galleon
5.Facing The Mountain
6.Mountain Of The Rising Storm
7.Mystical Forest
8.Into The Hall
9.Hall Of Dead Knights
10.Betrayal In The Coast Of Raven
11….And The Dark Valley Burns
12.Sunrise In The Akronis Sky
13.Rebellion (The Clans Are Marching…)
DragonHeart:
Marco Caporasso – Guitars, Vocals (lead) (track 3), Vocals (backing)
Mauricio Taborda – Bass, Vocals (lead) (track 11), Vocals (backing)
Marcelo Caporasso – Drums
Eduardo Marques – Guitars, Vocals (lead) (tracks 2, 4, 6, 7, 9, 10, 12)