Os ícones poloneses do black metal Patriarkh (anteriormente Batushka) embarcam em uma peregrinação sombria e sinistra ao revelar o próximo single do próximo álbum conceitual, ПВОООВК ИИ (LatPROROK ILJA), lançado em 3 de janeiro de 2025 pela Napalm Records Acompanhado por um videoclipe oficial, a nova música, intitulada “ВААО IV” (LatWIERSZALIN IV), tece os vocais de inspiração sagrada de Eliza Sacharczuk com melodias litúrgicas, transformando-se em uma tempestade de coros sombrios e vocais ásperos inesquecivelmente intensos.
Com base no sucesso de crítica de Hospodi (2019) e em turnês implacáveis ao redor do mundo, Patriarkh traz uma visão renovada e uma narrativa profunda para sua estreia na Napalm Records. Esta jornada de oito faixas mergulha os ouvintes na história real de Eliasz Klimowicz, o enigmático Profeta Ilja tendo como pano de fundo histórico dramático os anos 1930 e ’40 Profundamente enraizados nas tradições ortodoxas orientais, Patriarkh mescla magistralmente o black e o doom metal com temas religiosos assombrosos, conjurando uma atmosfera tão sombria quanto hipnotizante.
Patriarkh sobre o novo single “ВИАЛИН IV”: “Esta é a música com som mais oriental do nosso novo álbum. A bela monódia que percorre toda a peça é profundamente influenciada pelas tradições gregas e romenas, que são parte integrante da Ortodoxia. Em nossa nova música, pretendemos mostrar diferentes aspectos da Ortodoxia, assim como o Profeta Ilja viajou para Kronsztadt, viajamos muito em busca de inspiração musical para criar um salmo em homenagem à Nova Jerusalém que nosso profeta estava construindo. Esta música apresenta nossa professora de canto de longa data, Eliza Sacharczuk. Colaboramos com ela desde 2016, melhorando continuamente nossas habilidades de canto por meio de aulas e consultas. nossa escolha foi intencional; Eliza tem uma voz verdadeiramente única. Ouça e veja por si mesmo!”
Confira o videoclipe oficial de “ВИАЛИН IV”:
PATRIARKH (anteriormente Batushka) retorna com uma obra-prima do black metal arcano!
ПВОВОК ИЛИτ detalha uma história verídica que aconteceu na área natal da banda, Podlasie, na vila de Grzybowszczyzna, nas décadas de 1930 e 40. O álbum leva o ouvinte ao mundo de Eliasz Klimowicz, o profeta titular Ilja, um camponês analfabeto que era o líder da Seita Ortodoxa Grzybowska, ativo até a década de 1960, cultivando e transmitindo a história do autoproclamado profeta. PATRIARKH espalhou seu evangelho usando um arsenal de instrumentos folclóricos, como tagelharpa, bandolim, mandocello, hurdy gurdy e dulcimer de cordas, e trabalhou com uma orquestra sinfônica e coros para dar às suas novas criações a sensação mais orgânica e vívida possível. Como é marca registrada da música de PATRIARKH, a sacralidade ortodoxa é misturada com black e doom metal, agora amplamente enriquecida com música folk, neo dark folk e até música cinematográfica. A banda utiliza toda a paleta da música ortodoxa, aventurando-se nas áreas de monodia bizantina, canto litúrgico e polifonia russa, adaptando perfeitamente melodias folclóricas e litúrgicas ao seu próprio estilo.
Patriarkh sobre o novo disco: “Com este novo lançamento, estamos iniciando um novo capítulo em nossa história – não apenas nosso nome está mudando, mas nossa música também está passando por uma evolução natural. A história do álbum nos encorajou a sair da nossa zona de conforto, buscamos meios que não havíamos usado antes em nossa música. Muitos de vocês vão se perguntar se isso ainda é black metal? Ou é mesmo metal? Peça de rádio, audiolivro, teatro, trilha sonora de filme, música folclórica, performance… Todos esses termos caberão aqui. Alguns vão odiar, outros vão amar…”
PATRIARKH online:
WEBSITE
INSTAGRAM
FACEBOOK
TIKTOK
X
NAPALM RECORDS