“Sucesso e complexidade”
Começando a semana e uma nova oportunidade de conferir outro grande disco. Mas antes é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o ótimo álbum do Dream Theater chamado “Images and Words”.
“Images and Words” é o segundo álbum de estúdio da banda de prog metal Dream Theater e foi lançado em 7 de julho de 1992, pelo selo Atco Records. O trabalho foi gravado entre os meses de outubro e dezembro de 1991 no Studio BearTracks em Suffern e The Hit Factory, ambos na cidade de Nova York. O produtor responsável foi David Prater, o mesmo que produziu o álbum de estreia da banda Firehouse.
“Images and Words” marca a entrada do cantor James LaBrie na banda e inicia uma trajetória de muito sucesso. Com LaBrie como o novo vocalista, a banda assinou um contrato de sete álbuns pela Atco Records, e logo depois, eles entram no estúdio. A produção do disco foi marcada por tensões, enquanto a banda entrava em conflito com o produtor David Prater, que tinha um gênio difícil e exigia tudo mais do que perfeito por parte dos músicos. O Dream Theater originalmente pretendia lançar um álbum duplo, mas esse plano foi rejeitado pela ATCO, fazendo com que várias músicas fossem omitidas do CD. Uma dessas canções, “A Change of Seasons“, seria posteriormente regravada pela banda e lançada em um EP de mesmo nome em 1995.
O disco “Images and Words” rendeu dois singles sendo eles “Pull Me Under“, lançado em 29 de agosto de 1992 e “Another Day” já no ano de 1993. “Pull Me Under” é o único top 10 da banda até hoje, pois ingressou na parada Billboard Hot Mainstream Rock Tracks na décima posição. “Another Day” entrou no mesmo chart só que na posição número 22. Já o álbum “Images and Words” obteve na Billboard Top Heatseekers o segundo lugar; a posição número 94 no German Albums Chart e beliscou o número 61 a concorrida Billboard 200. As vendas superaram a marca das 500 mil cópias vendidas, o que garantiu ao Dream Theater seu primeiro disco de ouro.
Para promover o disco a gravadora da banda patrocinou anúncios em revistas especializadas e o Dream Theater caiu na estrada por quase um ano. A tour se iniciou em 2 de junho de 1992 em Elmont, Nova York e se estendeu até 23 de abril de 1993, com a apresentação da banda no lendário Marquee Club, em Londres. Nesse período o Dream Theater realizou mais de 110 shows visitando além de vários estados em seu país natal e Inglaterra, lugares como Canadá, México, Japão, Holanda, Alemanha, Itália, Dinamarca, Suécia, França, Escócia e País de Gales.
No Brasil o Dream Theater foi a grande aposta da Hellion Records na metade dos anos 90. A loja/gravadora publicou diversos anúncios para promover “Images and Words” e foi a grande responsável por divulgar o nome da banda aqui na nossa terrinha. Como não poderia ser diferente minha cópia foi comprada na loja da Hellion, que se situava na Galeria do Rock, em setembro de 1994 e posteriormente comprei uma versão também em CD lançada pela Warner em novembro de 1997.
“Images and Words” é um disco fantástico, complexo e que mostrava um cartão de visitas muito ambicioso. Porém o Dream Theater ao longo dos anos mostrou que essa diretriz seria seguida a risca, e cada vez mais a busca pela complexidade musical seria seu principal objetivo. Os links estão à disposição como de costume. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 7 de julho de 1992
Selo: ATCO (EUA); Warner (Brasil).
Produção: David Prater.
Singles:
- “Pull Me Under” em 29 de agosto de 1992;
- “Another Day” em 1993.
Certificações:
– EUA: disco de Ouro (+ 500.000 cópias);
Dream Theater:
James LaBrie – lead vocals
John Petrucci – guitar, background vocals
Kevin Moore – keyboard
John Myung – bass
Mike Portnoy – drums, percussion, background vocals on “Pull Me Under”
Additional musicians
Jay Beckenstein – soprano saxophone on “Another Day”
Tracklist:
1.”Pull Me Under”
2.”Another Day”
3.”Take the Time”
4.”Surrounded”
5.”Metropolis—Part I: ‘The Miracle and the Sleeper”
6.”Under a Glass Moon”
7.”Wait for Sleep”
8.”Learning to Live”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)