“Um novo estilo”
Nada melhor que começar a semana com boa música, pois dica é com a gente mesmo, já sabem. E como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o CD do Skyclad intitulado The Wayward Sons of Mother Earth.
“The Wayward Sons of Mother Earth” é o álbum de estreia da banda britânica de folk metal Skyclad, e é considerado um dos primeiros álbuns do estilo já gravados. O CD/LP foi lançado em 17 de outubro de 1991 pelo selo Noise. O trabalho foi realizado no Jacobs Studios, Surrey, Inglaterra e a produção foi de responsabilidade da própria banda e Kevin Ridley.
O Skyclad foi fundada em 1990 pelo então ex-vocalista do Sabbat Martin Walkyier e o guitarrista das bandas Satan/Pariah, Steve Ramsey. Com influências da melodia folk com o mais puro heavy metal em sua música, o Skyclad é considerado um dos pioneiros do folk metal. A etimologia por trás do termo ‘skyclad‘ vem de um termo pagão/wiccan, em que rituais são realizadas com os participantes vestidos metaforicamente apenas pelo céu, como um sinal de igualdade. O nome alude tanto às tendências religiosas da banda quanto aos suas crenças sociais, conforme estabelecido na música “Skyclad” em seu primeiro álbum, justamente “The Wayward Sons of Mother Earth”. A capa do álbum foi desenhada por Garry Sharpe-Young.
“The Wayward Sons of Mother Earth” não teve singles lançados, mas a banda fez diversas apresentações entre meados de 1991 e início de 1992 passando por Inglaterra, País de Gales, Alemanha, Holanda, Áustria e Escócia. A gravadora Noise Records fez sua parte na divulgação do trabalho com anúncios em revistas especializadas ao lado de outras bandas de seu catálogo.
No Brasil o Skyclad ganhou força e reconhecimento entre os headbangers brazucas com o decorrer da década de 90, mas sem contar a princípio com os CDs do conjunto sendo lançados no mercado nacional. Só bem no final dos anos 90 teríamos alguns títulos disponíveis em versão tupiniquim. Dessa forma minha cópia de “The Wayward Sons of Mother Earth” só poderia ser mesmo importada e foi adquirida na loja da Hellion, localizada na Galeria do Rock, em 17 de outubro de 1994.
“The Wayward Sons of Mother Earth” é um marco dentro da história do universo da música pesada, pois pavimentou o início da união entre o heavy metal e folk em uma linha jamais vista anteriormente. Isso possibilitou e inspirou o surgimento de inúmeras bandas dento de nicho ao longo dos anos seguintes. Se você não tem esse significativo registro do Skyclad, vale muito a pena garimpar sua cópia. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 17 de outubro de 1991.
Selo: Noise (Europa).
Produção: Skyclad, Kevin Ridley.
Skyclad:
Martin Walkyier – vocals
Steve Ramsey – lead, rhythm and acoustic guitars
Graeme English – electric bass, classical guitar
Keith Baxter – drums, percussion
Additional musicians:
Joe “Guido” Caprani – vocals on track 1
Dominic Miller – classical guitar lead on track 9
Mike Evans – fiddle
Rog Patterson – keyboards, piccolo
Tracklist:
1.”The Sky Beneath My Feet”
2.”Trance Dance (A Dreamtime Walkabout)”
3.”A Minute’s Piece”
4.”The Widdershins Jig”
5.”Our Dying Island”
6.”Intro: Pagan Man”
7.”The Cradle Will Fall”
8.”Skyclad”
9.”Moongleam and Meadowsweet”
10.”Terminus”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)