Guerreiros do metal Mapuche homenageiam suas raízes ancestrais e o espírito do Sepultura em novo trabalho acústico.

A banda chilena Mawiza, vencedora do Grammy Chileno e aclamada representante do Mapuche Metal, acaba de anunciar o lançamento do seu novo EP acústico intitulado IÑ MONGELETEW.

​O trabalho celebra a linguagem, a cultura e as tradições da Nação Mapuche na América do Sul, combinando instrumentos tradicionais com a energia visceral do metal, inspirando-se também no legado transformador do Sepultura.

Pre-save: https://orcd.co/mawizainmongeletew

“Nós podemos criar nossa música sem guitarras distorcidas e grande percussão, mas não sem nossa língua e nossa identidade”, diz o vocalista e guitarrista do Mawiza, Awka. “É por isso que IÑ MONGELETEW existe”.

​“Estar no palco ao lado do Sepultura significa muito para qualquer músico, e ainda mais para o Mawiza”, diz o baterista Txalkan. “Com IÑ MONGELETEW, nós queremos continuar o legado do Sepultura fazendo música na língua desta terra”.

​Ao se desconectar do barulho do metal moderno, IÑ MONGELETEW fala alto para as raízes do Mawiza na cultura Mapuche. As três músicas de ÜL que são reimaginadas para este EP não são despojadas, mas fortalecidas por seus elementos essenciais. Instrumentos acústicos e percussão tribal amplificam o chamado da banda pela descolonização e pela reconexão com a natureza. Apresentada ao lado do fogo, esta versão lenta e enfumaçada de “Mamüll Reke” eleva as memórias dos guerreiros caídos ao céu.

​IÑ MONGELETEW canaliza uma energia diferente da abordagem indígena do Mawiza ao groove metal, mas este EP acústico não é nem suave nem quieto. O single principal “Wüzapiwken” fala ao coração da vida indígena, que é dividida entre a cidade e sua terra nativa, com ritmos raspados e cantos penetrantes. A banda resiste ao folclore de cartão-postal ao abraçar uma atmosfera sombria e tons duros que não se destinam a agradar, mas a desafiar o ouvido ocidental. Mira Ceti (Heilung), Anne Olsen (Danefae) e a ativista Mapuche Fabi Liqen unem forças com uma harmonia dissonante de pifilka e kultrún no novo hino indígena “Mür”.

​“Chew mapu rume tuwlu / Chem rume txipantulelu (Não importa de onde viemos / Não importa quão velhos somos)”

​Em IÑ MONGELETEW, o Mawiza continua a bater o tambor para o metal indígena com um EP acústico que honra suas raízes ancestrais.

​Começando em 19 de novembro, o Mawiza está celebrando o lançamento de IÑ MONGELETEW com uma turnê acústica especial pelo Chile.

​Turnê Acústica do Mawiza IÑ MONGELETEW pelo Chile

​19 de novembro – Rancagua @ Barley Resto Bar
​20 de novembro – Villarrica @ Skol Restobar
​21 de novembro – Pucón @ Vieja Escuela
​22 de novembro – Concepción @ Templo Crápula

​Mais datas anunciadas em breve!
​Assista ao Mawiza no próximo ano quando eles se juntarem à (sic)EST Stadium Tour do Slipknot.

​Slipknot 2027 (sic)EST Stadium Tour em Santiago, Chile​com convidados especiais Marilyn Manson, Hatebreed & Mawiza

​12 de setembro @ Estadio Nacional [INGRESSOS]

​O álbum de estúdio mais recente do Mawiza, ÜL, está disponível agora na Season of Mist.

Foto por Alejandra Besoian

Leave a comment