“Talento e beleza”
Mais um final de semana chegando e melhor ainda se for com boa música pesada. Importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum homônimo da banda Vixen.
“Rev It Up” é o disco de estreia homônima da banda americana de glam/hard metal Vixen e lançado pelo selo EMI (Reino Unido e Europa) e Manhattan (America do Norte) em 31 de agosto de 1988. Os responsáveis pela produção foram David Cole (tracks 2, 3, 5, 8 e 11), Rick Neigher (tracks 2, 3, 5, 8 e 11), Richard Marx (track 1) e Spencer Proffer (tracks 4, 6 e 7).
Após muitas idas e vindas a formação chamada de clássica da banda se firmou em 1987 com Jan Kuehnemund, Janet Gardner, Roxy Petrucci e Share Pedersen. Todas, menos Jan, participam em pontas do documentário de Penelope Spheeris, ‘The Decline of Western Civilization II:The Metal Years’ em 1988. Richard Marx, um dos artistas mais bem-sucedidos do final da década de 1980, foi fortemente envolvido no início da carreira de Vixen, co-produzindo o álbum e escrevendo um de seus maiores sucessos, a canção “Edge of a Broken Heart“.
Três singles/clipes foram lançados para promover o álbum “Vixen“: “Edge of a Broken Heart“, número 26 na Billboard Hot 100 e posição número 51 na UK Singles Chart; “Cryin’” com a posição 27 na mesma parada inglesa e número 22 na Billboard Hot 100; e “Love Made Me“, que alcançou na UK Singles Chart a posição 36. Os clipes de “Edge of a Broken Heart” e “Cryin’” tiveram boa aceitação na MTV americana. Já o disco entrou na parada de álbuns do Reino Unido, a UK Albums, em 66º lugar e na parada americana Billboard 200 na posição 41. “Vixen” recebeu certificações apenas em seu país natal, o disco de ouro, com mais de 500 mil cópias vendidas.
A EMI investiu também em anúncios de pagina inteira em publicações especializadas enquanto a banda caia na estrada. Foram mais de 180 shows para a ‘Vixen Tour 1988’ e para ‘Vixen Tour 1989’, que começou em 30 de outubro de 1988 em Goldsboro e se estendeu até 5 de agosto de 1989, em Sacramento. O Vixen visitou ao longo da tour, Espanha, Inglaterra, Japão, Bélgica, Holanda, Noruega, Suécia, Finlândia, Suíça, França, Alemanha, Itália, Canadá e diversas cidades de seu país natal.
No Brasil o Vixen teve uma modesta exibição televisiva com o clipe de “Crying”, passando algumas vezes no programa Clip Trip da TV Gazeta-SP e as revistas nacionais especializadas divulgando novidades sobre o grupo esporadicamente (como fez a Metal em sua edição número 49 de setembro de 1988). Já os clipes “Edge of a Broken Heart” e “Love Made Me” só rolaram por aqui com a chegada da MTV Brasil e por pouquíssimas vezes no programa especializado da emissora, o Furia Metal. O LP “Vixen” foi lançado pela EMI sem encarte interno em sua versão nacional. A minha cópia foi comprada em uma loja (essa eu não anotei o nome) da Galeria do Rock no dia 20 de agosto de 1990.
O Vixen é uma das bandas femininas de maior sucesso dentro do universo da música pesada, mesmo que a nível mais popular por um curto período. A banda continua na ativa até os dias de hoje sendo liderada pela baterista Roxy Petrucci, fique ligado. Os links estão à disposição como de costume. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 31 de agosto de 1988.
Selo: Manhattan (EUA); EMI (Brasil).
Produção: David Cole, Rick Neigher, Richard Marx e Spencer Proffe.
Singles:
– “Edge of a Broken Heart” em 1988;
– “Cryin'” em 1989;
– “Love Made Me” em 1989.
Certificação:
– Nos Estados Unidos, Disco de Ouro (+500 mil).
Vixen:
Janet Gardner – lead vocals, rhythm guitar
Jan Kuehnemund – lead guitar, backing vocals
Share Pedersen – bass, backing vocals
Roxy Petrucci – drums, backing vocals
Additional musicians:
Derek Nakamoto – keyboards
Richard Marx – keyboards on track 1
Vivian Campbell – guitar on track 5
Steve Lukather – guitars
Michael Landau – guitars on track 1 (Uncredited)
Tracklist:
Lado A
1.”Edge of a Broken Heart”
2.”I Want You to Rock Me”
3.”Cryin'”
4.”American Dream”
5.”Desperate”
Lado B
1.”One Night Alone”
2.”Hell Raisers”
3.”Love Made Me”
4.”Waiting”
5.”Cruisin'”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)