Eu acabei de ler um texto pelo Metal Injection (link aqui) relatando o seguinte: “O Festival de Atlanta foi cancelado por motivos acima da produção“. De forma básica, a matéria segue informando que o processo de reembolso dos ingressos começará depois de 24 horas do informe e que no tempo necessário tudo ocorreria. Até aí, de boa, certo?? É, mas só que não.
De acordo com outra matéria, essa oriunda da Billboard (link aqui), o motivo do cancelamento do Music Midtown (que vem a ser um festival até conhecido na região), que ocorreria em Piedmont Park, Atlanta, Georgia, foi por conta de uma decisão judicial na qual não permitiria o festival de proibir a entrada de ARMAS DE FOGO no evento. Sim, é exatamente isso que você, meu querido leitor ou leitora, estão lendo: em razão da proibição da entrada de ARMAS DE FOGO, um festival com nomes como FallOut Boy, My Chemical Romance, Future, Turnstile, A Day To Remember, esse ano não acontecerá. Agora eu vos pergunto: PRA QUÊ UM SER HUMANO QUER IR A UM SHOW ARMADO?!
Nesse link estão os itens proibidos no, agora cancelado, festival. É lógico que armas de fogo estão na lista por conta da segurança de todos no evento, mas de acordo com a matéria na Billboard, existe um movimento Estadunidense chamado “Guns Everywhere” e pela expansão da lei na Georgia, conhecido oficialmente como “Safe Carry Protection Act“. A referida lei permite que os moradores de Atlanta carreguem armas por onde eles quiserem, seja qual for o ambiente, então a decisão do festival de proibi-las seria errada. Mas aí eu repito a pergunta: PRA QUÊ UM SER HUMANO QUER IR A UM SHOW ARMADO?!
Mas por que estou falando sobre isso? Bem simples: a Sociedade ainda não aprendeu com os exemplos mais diversos que armas de fogo servem somente para um coisa: MATAR! Um festival de música serve pra muita coisa, mas atualmente, dentro do MEU PONTO DE VISTA, depois de dois anos de pandemia, depois de tantas mortes causadas pela Covid-19, um Festival de Música serve para além da diversão, além da curtição e dos bons momentos, um festival de música serve para CELEBRAR A VIDA, celebrar a chance de estar vivo, de estar ali, vendo arte, vivendo emoções e vendo artistas que curtimos. Será que teremos mais “Dimebag Darrels” por ai??
Sim, não podemos jamais nos esquecer do grande guitarrista do Pantera que foi ASSASSINADO em palco, fazendo o que mais amava na vida: dando alegria para pessoas, tocando a sua guitarra. Como podemos lembrar, ele foi morto por um fã louco e alucinado que culpava a vítima e seu irmão Vinnie Paul pelo fim do Pantera. Já se foram 18 anos dessa morte horrorosa e não podemos nos esquecer jamais disso.
Será que é realmente fotos como essa acima que queremos ver daqui por diante? Sim, o que está acontecendo é um evento dentro dos Estados Unidos, mas, convenhamos: E se “a moda pega” por aqui também? Qual será a nossa segurança em um evento, em uma casa de shows? Não, eu não vou me sentir seguro em saber que, possivelmente, uma pessoa a meu lado possa estar carregando uma arma de fogo e que ela possa, por qualquer que seja o motivo, como um “pisão” no pé, uma discussão desnecessária, algum desafeto no público, qualquer pequena fagulha que possa fazê-lo abrir fogo, levando à fatalidade artistas em palco ou de fãs a seu lado. Por favor, aonde estamos vivendo? É realmente esse o futuro que estamos construindo?? Se sim, então falhamos miseravelmente como seres sociais.