“Narrativa baseada na obra literária do escritor britânico Robert Holdstock”
Nota: 4/5.
Banda eslovaca fundada em julho de 1995 pelo vocalista e baixista Dodo Datel, o guitarrista Voloda Zadrapa e o baterista Victor Gieci. Originalmente, mais orientada para o doom metal, que era um estilo muito forte em meados dos anos 90. O começo foi marcado pela busca pelas pessoas certas para completar a line up. Então, houve muitas mudanças na formação. Na segunda metade de 1996, a vocalista Sona Witch Kozakova entrou na banda. Com essa formação a banda gravou seu primeiro CD promocional em agosto de 1996. Os teclados foram registrados pelo amigo King (Lunatic Gods) à época. Posteriormente, o guitarrista Chulo Malachovsky entrou na banda. Com sua ajuda, a banda escreveu as próximas três músicas e as gravou em janeiro de 1997.
O disco sobre o qual agora falaremos trata-se de um EP lançado em 2015 para comemorar o 20º aniversário da banda e, para tanto, pensaram em algo simples, mas especial. Convidaram George Bokos (Melechesh, George Kollias) para supervisionar os trabalhos, que ocorreram no Grindhouse Studios em Atenas (Grécia). Bokos também foi o responsável pela mixagem e masterização de todas as faixas. O EP, que contem 6 músicas, (3 novas e 3 antigas regravadas) contam histórias sobre a floresta Ryhope Wood. Narrativas estas, que são todas baseadas no livro intitulado Ryhope Wood. Trata-se de um romance sobre um mundo mítico idealizado pelo escritor britânico Robert Holdstock e publicado no Reino Unido em 1984. Seu conteúdo privilegia um tipo de literatura conhecida fora do Brasil como “ficção mítica”. Tornou-se clássico pela forma como constrói os elementos desse tipo de realidade, pela qualidade de sua prosa, pelos cenários fantasiosos e, principalmente, pela habilidade do autor em explorar aspectos filosóficos, espirituais e psicológicos. A formação que gravou o disco foi composta por Dodo Datel (vocais/baixo), e Sona Witch Kozakova (vocais), Tomax Gabris (guitarras), Jano “Tornad” Ivan (bateria), e Charis Pazaroulas (baixo). Atuaram como convidados especiais: Jana Veneckova (violino), George Bokos (vocais de apoio) e Necromayhem¹ (vocais em Strong One Against).
Por fim, a bela arte da capa, que não passa despercebida foi feita por Hellmet Photography e a arte gráfica, por Dodo Datel.
¹ Sakis Tolis (Rotting Christ).