No último dia 29 de junho, tivemos o anivesário de 29 anos de lançamento no mercado mundial do emblemático álbum «Twilight of the Gods», da lendária banda sueca Bathory, que foi liderado pelo renomado multi-instrumentista e compositor Quorthon, falecido em 2004.
Curiosidades e dados do álbum:
– Este vem a ser o 6º álbum completo da banda e foi lançado pelo selo Black Mark Productions, que era propiedade de Stig Börje Forsberg, pai de Quorthon.
– Seu primeiro lançamento foi em formato de vinil de 12 ″, que inclua encarte impresso com letras. Em seguida, foi lançado em outros formatos.
– O nome do álbum «Twilight of the Gods» (O Ocaso dos Deuses) vem de uma ópera com prôlogo e três atos com libreto em alemão pelo renomado compositor, poeta, maestro, dramaturgo Richard Wagner.
– Neste álbum, o alinhamento de seu trabalho anterior «Hammerheart» de 1990, é mantido. Quorthon como vocalista, guitarrista e letrista; Kothaar no baixo, ainda que não se saiba seu nome real, uma vez que vários músicos que participaram do Bathory usaram ese pseudônimo; Vvornth na batería (também podendo ter sido vários músicos).
– Para este álbum Quorthon continua a explorar o recém-criado estilo Viking Metal, além de mostrar uma forte influência da música clássica européia. O álbum leva o título de uma ópera de Richard Wagner.
– A outro que aparece nos primeiros cinco álbuns dava a entender que «o Bathory está rastejando sob a rocha, mas retornará». É por isso que a outro não aparece em Twilight of the Gods, já que este estava destinado a ser o último álbum do Bathory.
– A melodia de «Hammerheart» é adaptada do quarto movimento de «Júpiter» da suite The Planets do compositor clássico inglês Gustav Holst (1874-1934).
– Una versão um pouco mais curta (9:21) da canção «Blood and Iron» aparece na compilação Touch of Evil ’92 da Black Mark Productions.
– A foto de capa esteve a cargo de Rick Ridgew e Óscar Kihlborg.
– As demais fotos e design do álbum foram feitas pelo própio Quorthon.
– A gravação do álbum foi responsabilidade de Rex Gisslen, que também trabalhou para bandas como Agressor, Candlemass, Cemetary, Crematory, Edge Of Sanity, Therion, Tribulation, entre outras.
– A produção foi de Börje «Boss» Forsberg, como já dissemos, pai de Quorthon e dono do selo Black Mark Productions. Boss também trabalhou para bandas como Agressor, Tad Morose, Tribulation, Nightingale, Lake Of Tears, Fleshcrawl, Edge Of Sanity, Cemetary, entre outras.
– Gravado no Montezuma Studio, Estocolmo, Suecia, em Abril de 1991.
Nota por: Februus Fenrael
Tracklist «Twilight Of The Gods»:
- Prologue – Twilight of the Gods – Epilogue – 14:02
- Through Blood by Thunder – 6:15
- Blood and Iron – 10:25
- Under the Runes – 5:59
- To Enter Your Mountain – 7:37
- Bond of Blood – 7:35
- Hammerheart – 4:57
Publicado originalmente no Headbangers Latino América por Christian.