Em 6 de novembro, o Fates Warning lançará seu novo álbum, “Long Day Good Night“, pela Metal Blade Records. Para uma primeira prévia do álbum, o novo single, “Scars“, pode ser ouvido em: metalblade.com/fateswarning – onde “Long Day Good Night” pode ser pré-encomendado nos seguintes formatos:
–digipak-CD – ltd. digibook-CD – 180g de vinil preto (exclusivo UE) – vinil de mármore vermelho / preto (exclusivo da UE – limitado a 500 cópias) – vinil dark goldenrod marmorizado (exclusivo da UE – limitado a 300 cópias) – vinil transparente / em mármore preto (exclusivo da UE – limitado a 200 cópias) – vinil laranja / preto com respingos de poeira (exclusivo Kings Road – limitado a 100 cópias) – vinil de mármore laranja / vermelho (exclusivo nos EUA) – transparente com vinil salpicado de vermelho e laranja (exclusivo nos EUA)-
O Fates Warning tem sido uma presença formidável no metal progressivo por mais de 35 anos, ajudando a moldar e impulsionar o gênero sem nunca comprometer sua integridade ou perder relevância. Eles retornam em 2020 com “Long Day Good Night“, o álbum mais épico e mais longo de sua carreira – mixado por Joe Barresi.
“Os estilos de música que escrevemos distinguem este disco do resto do nosso catálogo“, afirma o vocalista Ray Alder. “Existem algumas músicas com eletrônicos e outras com uma sensação etérea agradável, bem como alguns grooves bastante simples, pelo menos para nós. E também existem algumas músicas bem pesadas. Tentamos dar ao ouvinte uma série de coisas diferentes para ouvir , ao contrário de um álbum em que todas as músicas soam iguais.”
Como tal, o álbum é uma espécie de passeio de montanha-russa, movendo-se por vários humores e tornando-se talvez o lançamento mais vital deles até agora. O guitarrista Jim Matheos começou a escrever o álbum em meados de 2019, trabalhando em estreita colaboração com Alder por cerca de um ano, aprimorando as músicas, completando 13 para o seu 13º álbum completo – que, sem coincidência, tem um tempo total de execução de 72:22. Apesar de sua longa história de fazer discos, Alder deixa claro que as canções exigem muito trabalho para serem realizadas. “Como todos os álbuns, nada é fácil. É um processo e tanto ir da ideia até a música finalizada. Às vezes, você acha que acabou, então ouve outra coisa e tem que tentar. Às vezes funciona e às vezes não, mas você pelo menos tem que tentar apenas para saber que no final você fez todo o possível para torná-lo o melhor possível. Jim e eu passamos praticamente todos os dias durante o último ano escrevendo este álbum. Estou muito feliz com o resultado e com a mistura de estilos. Acho que posso dizer que este álbum representa todos os anos que estivemos juntos.”
O álbum também conta com a participação do guitarrista em turnê Mike Abdow, que contribuiu com alguns solos, além do baterista Gavin Harrison de Porcupine Tree / The Pineapple Thief em “When Snow Falls“, e “Under The Sun” mostra a banda incorporando uma seção de cordas completa para a primeira vez. O resultado de todo o trabalho árduo de todos os envolvidos é inegável, e com “Long Day Good Night“, Fates Warning mais uma vez deu um passo ousado para a próxima fase de sua carreira emocionante.
Long Day Good Night tracklist:
1. The Destination Onward
2. Shuttered World
3. Alone We Walk
4. Now Comes the Rain
5. The Way Home
6. Under the Sun
7. Scars
8. Begin Again
9. When Snow Falls
10. Liar
11. Glass Houses
12. The Longest Shadow of the Day
13. The Last Song
Fates Warning online:
http://www.fateswarning.com
http://www.facebook.com/FatesWarning
https://twitter.com/fateswarning
https://www.youtube.com/user/fateswarningvideos