Uma das pedras fundamentais do thrash.

Mais um final de semana chegando e vale reforçar aquele mantra por mais que seja repetitivo. Evite ficar em aglomerações. Se for preciso ir ao mercado ou fazer qualquer outra coisa importante, use uma máscara, se proteja. Aguentem firmes e vamos continuar acreditando que isso vai passar. Agora, vamos falar de música.

Como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Exodus, Bonded by Blood.

Bonded by Blood” é o primeiro álbum de estúdio da banda de thrash metal Exodus. Embora o LP tenha sido concluído no verão norte americano de 1984, ele só foi lançado em 25 de abril de 1985. É considerado um dos mais influentes álbuns de thrash metal de todos os tempos, embora tenha tido uma produção – a cargo de Mark Whitaker – bem a quem do esperado, principalmente em relação a outros discos do mesmo estilo lançados naquele período.

O álbum originalmente seria intitulado “A Lesson in Violence”, mas teve seu nome alterado, pois uma cópia das gravações vazou do estúdio, e foi amplamente distribuída através da rede de troca de fitas K7 após a conclusão do registro, isso ainda em 1984. Mas oficialmente, tanto a demora do lançamento do LP, como a troca do nome do disco, foram atribuídas aos problemas com a obra da arte da capa.

E já que ela foi o motivo pra tantas mudanças, vamos falar da capa original do álbum. Trata-se de uma ilustração de gêmeos siameses representando o bem e o mal. Assustadora para os meros mortais, mas sensacional para os headbangers que ostentavam com orgulho camisetas com estampas das capas dos LPs com o mesmo apelo, como por exemplo, a do disco “Black Metal” do Venom. Para a reedição de 1989, essa capa foi substituída pelo logotipo da banda numa imagem vermelha e preta em meio a uma multidão. Outra surpresa foi à inclusão da música “Impaler“, que originalmente deveria estar em “Bonded by Blood”, mas foi abandonada no momento que o guitarrista Kirk Hammett deixou o Exodus. Kirk levou consigo o rife principal e resolveu usa-lo na música “Trapped Under Ice” do álbum “Ride the Lightning”, de sua nova banda, o Metallica.

Dificilmente você vai encontrar alguma lista ou seleção de álbuns mais importantes e influentes do thrash sem a presença desse clássico, principalmente nas publicações especializadas. Em 2017, a revista Rolling Stone classificou “Bonded by Blood” como 45º na lista de “Os 100 Maiores Álbuns de Metal de todos os tempos”.

Os brasileiros conheceram esse marco do thrash primeiramente através de cópias em fitas K7 compradas nas lojas especializadas já em 1985. E por que não comprar o disco importado? Porque eram muito caros e poucos felizardos podiam se dar a esse luxo naqueles dias. E nessas mesmas lojas era possível assistir ao vídeo ‘Combat Tour Live: The Ultimate Revenge’, que além do próprio Exodus, também contava com as bandas Slayer e Venom. Muitos headbangers conheceram o Exodus primeiro na telinha para depois correr atrás das músicas.  

Só em 1986 boa parte dos fãs brazucas conseguiriam começar suas coleções da banda de Gary Holt e companhia com o lançamento da versão nacional do LP. Com prensagem via RCA, a qualidade do vinil de “Bonded by Blood” era ótima e a impressão da capa, boa. A distribuição ficou por conta da Cogumelo Discos de Minas Gerais e da Rock Concert aqui mesmo de Sampa. E foi na loja Rock Concert, no bairro de Santana, que comprei minha bolacha em setembro de 86. O pessoal dessa loja editava um fanzine muito, mas muito bom chamado Into the Purple, e pelo nome vocês já podem fazer uma ideia a respeito de que banda eles mais escreviam. Em outra oportunidade falaremos mais sobre esse assunto.

 

Não posso terminar esse papo sem citar que a música “Metal Command” foi o tema de abertura do Comando Metal da rádio 89FM, que era apresentado pelo grande Walcir da Woodstock Discos. E é no clima do saudoso programa, com a música “Metal Command” rolando com o volume no 11 , que convido você a conferir os links lá do final da matéria e quebrar seu pescoço com esse clássico do thrash. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 25 de abril de 1985.

Selo: Torrid/Combat (EUA/Europa);

Produção: Mark Whitaker.

Exodus:

Paul Baloff – vocal

Gary Holt – guitarra

Rick Hunolt – guitarra

Rob McKillop – baixo

Tom Hunting – bateria

Lado A:

1.”Bonded by Blood”     

2.”Exodus” 

3.”And Then There Were None”       

4.”A Lesson in Violence”                     

5.”Metal Command”      

Lado B:

1.”Piranha

2.”No Love”           

3.”Deliver Us to Evil”     

4.”Strike of the Beast