O início da fase Hogarth.

Os dias estão passando e por isso, com ou sem problemas, as datas festivas irão se apresentar. É complicado pensar em comemorar alguma coisa, eu sei, mas tente lembrar-se que essa data, seja você religioso ou não, tem um significado relacionado com a família. E justamente por ser complicado estar com os parentes e amigos próximos desta vez, é que talvez esse seja o feriado em que eles farão mais falta, inclusive para aqueles que nunca deram tanto valor. Vamos continuar crendo que dias melhores estão por vir. Uma feliz páscoa a todos. Agora é a nossa hora para falar de um pouco de música.

Como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Marillion, Seasons End.

Seasons End” é o quinto álbum de estúdio da banda britânica de rock progressivo Marillion e foi gravado no estúdio Hookend Recording Studios, Oxfordshire, Inglaterra, em 1989. É o álbum de estreia do atual vocalista Steve Hogarth, após a saída do cantor Fish no final de 1988.  No momento em que Fish deixou o conjunto, uma boa parte das músicas estavam praticamente prontas, inclusive as demos dessas versões podem ser conferidas na edição remasterizada do disco “Clutching at Straws“. Como Fish havia levado consigo as letras dessas músicas, a banda a princípio optou por contratar o jornalista John Helmer para escrever novas letras para as melodias. Posteriormente, Hogarth passou a liderar esse processo após sua escolha como o novo vocalista. Das canções do álbum, aquelas que foram totalmente compostas após a saída de Fish são: “Hooks in You“, “Easter“, “The Uninvited Guest“, “The Space“. Todas se tornaram os maiores destaques do disco e as três primeiras foram escolhidas para serem singles e clipes.

O novo vocalista Hogarth se mostrou um ótimo escritor e do ponto de vista de sua temática, este pode ser considerado o álbum mais politizado do Marillion, abordando assuntos como a queda do Muro de Berlim na faixa “Berlim“, a guerra civil na Irlanda do Norte em “Easter” e o aquecimento global com faixa título “Seasons End”.

O trabalho pode ser considerado um sucesso de crítica, sendo bem aceito em relação aos álbuns da ‘Era Fish’. Do ponto de vista do público, o disco fez relativo sucesso, embora bem menor que o de seu antecessor, “Clutching at Straws”. Fish tinha uma legião de fãs e substituí-lo não foi uma tarefa das mais fáceis.  O ponto mais alto em relação às paradas foi o sétimo lugar na parada de discos do Reino Unido.

Se a coisa não funcionou logo de cara para a nova formação dos britânicos em sua terra natal, aqui a coisa foi exatamente ao contrário. E por um motivo muito simples, a participação da banda na segunda edição do festival Hollywood Rock com duas apresentações. Em 19 de janeiro de 1990 no Estádio do Morumbi, São Paulo – dia em que eu estive presente – e em 27 do mesmo mês na Praça da Apoteose no Rio de Janeiro. Os shows – principalmente os do Rio – tiveram uma ampla cobertura da rede globo, assim como nos dias que antecederam os eventos nas duas capitais. O clipe de “Hooks in You” chegou a passar no programa Fantástico em meio a uma pequena entrevista com a banda.

O Marillion tinha até uma certa divulgação por aqui durante o período Fish, com os álbuns sendo lançados pela EMI, clipes veiculados nos programas disponíveis e vez ou outra músicas nas programações das rádios rock como a 89FM e principalmente na 97FM. Mas como esperado com a aproximação das datas do festival e o ‘UP’ televisivo, a música “Hooks in You” invadiu essas rádios e o clipe passou diversas no programa Clip-Trip da Tv Gazeta-SP. Uma lembrança bem viva na minha memória é de quando eles tocaram essa música no Morumbi e a reação positiva do público foi imediata. Era um hit.

Minha cópia foi comprada em dezembro de 1989 na Rick and Roll, uma loja que eu já citei em outras oportunidades.  A EMI caprichou na edição nacional com direito a capa dupla e logo da banda no selo do vinil. Foi uma boa surpresa, pois era difícil imaginar essa banda sem a carismática voz do Fish.

Aproveite os links logo ai no final da matéria, assista os clipes e ouças as músicas. É um ótimo LP. Bom feriado a todos e até a próxima.

Dados:

Lançamento: 25 de setembro de 1989.

Selo: EMI (Worldwide/ Brasil); Capitol Records (Canada, EUA).

Produção: Marillion & Nick Davis

Singles:

“Hooks in You“, lançado em 24 de agosto de 1989;

The Uninvited Guest”, lançado em 27 de novembro de 1989;

Easter“, lançado em 19 de março de 1990.

Lado 1:

1.”The King of Sunset Town”  

2.”Easter”  

3.”The Uninvited Guest”          

4.”Seasons End”  

Lado 2:

1.”Holloway Girl

2.”Berlin”   

3.”After Me” (Só inclusa na versão em CD)

4.”Hooks in You” 

5.”The Space

Marillion:

Steve Hogarth – vocais

Steve Rothery – guitarra

Mark Kelly – teclados

Pete Trewavas – baixo

Ian Mosley – batera