Uma estreia de sucesso.

 

Outra semana começando e os problemas mundiais continuam sendo as manchetes nesses dias tristes e de preocupação.  A luz no fim do túnel ainda não está forte o suficiente para nos deixar um pouco mais confiantes. Vamos continuar firmes e ter esperança que essa fase ruim vai passar. Cuidem uns dos outros.  E agora, é a nossa hora de falar de música.

Lembrando que à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum de estreia da banda Skid Row.

O primeiro álbum de estúdio da banda americana de Skid Row foi lançado em 24 de janeiro de 1989 pela Atlantic Records. O disco foi gravado em Lake Geneva, Wisconsin, com o produtor Michael Wagener e recebeu muitas críticas favoráveis após seu lançamento. É o álbum de maior sucesso comercial da banda. Só nos Estados UnidosSkid Row” já vendeu cerca de cinco milhões de cópias.

A banda promoveu o LP sendo open-act nas turnês mundiais de Bon Jovi e Aerosmith entre 1989 e 1990. A turnê mundial de 17 meses incluiu uma aparição no Moscow Music Peace Festival ao lado do Cinderella, Ozzy Osbourne, Motley Crue, Scorpions e Bon Jovi em agosto de 1989, para uma multidão de 70.000 fãs. O Skid Row estreou no Reino Unido no Milton Keynes Bowl, apoiando o Bon Jovi, e foi headliner no Hammersmith Odeon, de Londres, dois meses depois. Depois de terminar a tour em apoio ao álbum “New Jersey” do Bon Jovi, o Skid Row foi direto fazer parte da ‘Aerosmith’s Pump Tour’ por um ano. No concerto em Springfield, Massachusetts, um fã jogou uma garrafa no palco durante o set do Skid Row. Chateado, Sebastian Bach jogou a garrafa de volta na multidão que bateu no rosto de uma menina de 17 anos. O incidente foi filmado por um fã e o vocalista Bach foi preso após o show. Ele foi solto pagando uma fiança de US$ 10.000 e recebeu três anos de liberdade condicional.

Problemas a parte o álbum atingiu o número seis na parada Billboard 200 e foi certificado 5X com disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) em 1995 por bater as cinco milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. Também obtiveram discos de platina na Austrália, Canadá e disco de ouro no Reino Unido.

Foram lançados quatro singles: “Youth Gone Wild“, “18 and Life“, “I Remember You” e “Piece of Me“, todos acompanhados por vídeo clipes e receberam forte rotação nas MTVs mundias. O sucesso comercial e crítico do álbum fez o Skid Row ganhar notoriedade regular em revistas de rock e trouxe popularidade mundial ao grupo.

Por aqui o sucesso da banda foi grande também. A primeira prensagem do LP esgotou em poucos meses e o clipe de “18 and Life” passava até enjoar no programa Clip Trip da TV Gazeta, isso ainda em 1989. Com chegada da MTV Brasil em 1990, o Skid Row ganhou ainda mais espaço televisivo e os demais clipes entraram em peso por toda a programação da emissora.

Minha cópia que foi comprada em 23 de abril de 1990 na Woodstock Discos, São Paulo-SP, é nacional via WEA e possui encarte com as letras. A essa altura já era possível  comprar a versão em CD, mas essa opção não tinha as letras das músicas. Fato comum nos CDs daquela época, que foi corrigido nas prensagens seguintes.

É complicado explicar para os mais novos o impacto que LPs como, por exemplo, “Sonic Temple” do The Cult; “Vivid” do Living Colour e esse do Skid Row tiveram naqueles dias. Só o fato desses discos terem esgotado suas primeiras edições rapidamente, já tem um significado muito grande. Um dia desses vamos falar sobre esse assunto com mais afinco, prometo.

Por hora, como de costume os links estão à disposição no final da matéria. Coloque o volume no 11, esqueça um pouco dos problemas e curta o hard rock pesado do Skid Row. E lembre-se… RESPEITE O TIÃO!!!

Dados:

Lançamento: 24 de janeiro de 1989.

Selo: Atlantic (EUA); WEA (Brasil).

Produção: Michael Wagener.

Singles:

Youth Gone Wild“, em 30 de janeiro de 1989;

18 and Life“, em 16 de junho de 1989;

I Remember You“, em 18 de novembro de 1989;

Piece of Me“, em 12 de março de 1990.

 

Certificações:

– No Reino Unido, disco de ouro (+100.000);

– Na Austrália, disco de platina (+70.000);

 – No Canada,  5X disco de platina (+ 500.000);

– Nos EUA, 5X disco de platina (+ 5.000.000).

Músicos:

Sebastian Bach – vocais

Dave Sabo – guitarra

Scotti Hill – guitarra

Rachel Bolan – baixo

Rob Affuso – bateria

Lado A:

1.”Big Guns         

2.”Sweet Little Sister  

3.”Can’t Stand the Heartache          

4.”Piece of Me   

5.”18 and Life     

6.”Rattlesnake Shake

Lado B:

1.”Youth Gone Wild”     

2.”Here I Am”       

3.”Makin’ a Mess”          

4.”I Remember You”      

5.”Midnight / Tornado”