Então chegamos a 1997, depois do bem sucedido Abducted (resenha aqui) o Hypocrisy anuncia que a banda poderia estar chegando ao fim e preparam um lançamento incrível, que vem a ser o maravilhoso The Final Chapter, esse seria o último capítulo da banda, mas ainda bem que não foi.
Peter Tagtgrën (guitarra e vocal), Michael Hedlund (baixo) e Larz Szöke (bateria) entregaram aqui a sonoridade no qual eles sedimentaram em Abducted, com músicas mais rápidas e diretas, com composições mais cadenciadas, mas em nenhum momento sem perder a identidade da banda, o vocal de Peter está ainda muito agressivo aqui e em algumas faixas ele já experimenta um vocal limpo, o que dá uma boa diferenciada no som da banda.
A cozinha de Michael Hedlund e Larz Szöke ainda mostra a força e eu me pergunto, porquê eles iriam terminar a banda? Ouvindo o disco você percebe como eles ainda tinham (e ainda tem) coisa pra dar, mas, pra época, esse seria o registro derradeiro do Hypocrisy, faixas como Adjusting The Sun, A Coming Race ainda são lembradas em seus sets, mas temos composições como Through the Window of Time, Lies, The Final Chapter que merecem destaque, sem contar com o ótimo cover para Evil Invaders, do Razor.
Esse disco tem ótimas composições e por sorte e insistência dos fãs, a banda não acabou por aqui, mas se a banda tivesse realmente encerrado aqui, The Final Chapter seria, com certeza um capítulo importante para o Death Metal Mundial, como um dos melhores discos de uma banda no estilo, por sorte nossa não foi esse o desfecho de tudo.
NOTA: 4 / 5
LINK PARA COMPRA: https://www.lojashinigamirecords.com.br/p-9498211-Hypocrisy–The-Final-Chapter-(Reissue-2023)