“Trabalho perfeito”

Rust in Peace” é o quarto álbum de estúdio da banda americana de thrash metal Megadeth e foi lançado em 24 de setembro de 1990 pela Capitol Records. O trabalho foi gravado no Studio Rumbo Recorders, Canoga Park, Los Angeles com produção de Dave Mustaine e Mike Clink.

Considerado o grande clássico do conjunto, “Rust in Peace” foi o primeiro álbum do Megadeth a apresentar o guitarrista Marty Friedman e o baterista Nick Menza, que ao lado do líder Mustaine e o baixista David Ellefson, formaram a line-up clássica da banda e a que gravou os melhores trabalhos.

A capa do álbum foi criada pelo artista Ed Repka, que já havia feito a capa para o LP “Peace Sells … but Who’s Buying?” em 1986. O desenho faz referência ao “Hangar 18” e retrata o mascote da banda, Vic Rattlehead, e alguns líderes mundiais vendo um corpo alienígena. Os (supostos) líderes mundiais descritos são o primeiro-ministro britânico John Major, o Primeiro Ministro japonês Toshiki Kaifu, Richard von Weizsäcker da Alemanha, o líder soviético Mikhail Gorbachev e o presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush. Todas as imagens da capa e seus personagens foram contestados por diversas entidades, o que apenas deu mais visibilidade para a mesma.

As faixas “Hangar 18” e “Holy Wars … The Punishment Due” foram lançados como singles e vídeos clipes que tiveram muito boa rotatividade nos canais especializados em músicas como a MTV, principalmente nos programas dedicados a música pesada. Já o álbum obteve boas posições nos principais charts: oitavo lugar no britânico UK Albums Chart, número 23 no americano Billboard 200 e posição 70 no canadense Canadian Albums Chart. Ele foi certificado com disco de ouro no Reino Unido com mais de 100 mil discos vendidos; platina no Canadá repetindo a marca de 100 mil em vendas e também platina nos EUA superando a marca de um milhão de discos vendidos.

A gravadora investiu pesado em anúncios de página inteira nas revistas especializadas. Por falar em revistas, “Rust in Peace” em 2014 foi indicado pela Metal Hammer em sua lista chamada ‘50 Hottest Thrash Albums of All Time’ na terceira posição e em 2017 a Rolling Stone atribuiu a posição 19 em sua lista denominada ‘100 Greatest Metal Albums of All Time’.

A tour de divulgação superou as 80 apresentações e teve início em 10 de setembro de 1990 em Catalyst, Santa Cruz, CA, EUA e se estendeu até 26 de julho de 1991 no Hollywood Palladium, Los Angeles, EUA. Como destaque dessa tour a participação do Megadeth no festival itinerante chamado de “Clash of Titãs” ao lado de Slayer, Anthrax e Alice in Chains, além da apresentação em 23 de janeiro de 1991 na segunda edição do festival Rock in Rio.

Rust in Peace” foi o início da melhor e mais criativa fase do Megadeth. O álbum alia peso e velocidade em faixas muito técnicas e originais. É um trabalho fantástico e que felizmente sua tour passou pelo Brasil, sendo essa a primeira visita da banda a nossa terrinha. Todas as faixas são ótimas, o que atribui a esse álbum o selo 10/10 (disco perfeito) em minha opinião e certamente de muitos fãs da banda.

Tracklist:

Lado A

1.”Holy Wars… The Punishment Due

2.”Hangar 18”   

3.”Take No Prisoners”         

4.”Five Magics” 

Lado B

1.”Poison Was the Cure”                     

2.”Lucretia”               

3.”Tornado of Souls” 

4.”Dawn Patrol”        

5.”Rust in Peace… Polaris

Megadeth:

Dave Mustaine – lead vocals, lead and rhythm guitars

David Ellefson – bass, backing vocals

Marty Friedman – all lead and rhythm guitars

Nick Menza – drums, backing vocals

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)