“De volta as alturas”

Crazy World” é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda alemã de heavy/hard rock Scorpions e foi lançado em 6 de novembro de 1990 pela gravadora Mercury. Com a produção de Keith Olsen e da própria banda, as gravações se realizaram no Studio Goodnight LA Studios, Los Angeles, California e Wisseloord Studios, Hilversum, Holanda.

Este foi o primeiro álbum da banda em uma década e meia que não foi produzido por Dieter Dierks. É amplamente considerado o último grande disco clássico do Scorpions, pois conta com diversas músicas que obtiveram êxito nas mais diversas frentes de divulgação, sendo bem recebido pela crítica e pelos fãs. Foi o último álbum de estúdio a apresentar como baixista o músico Francis Buchholz, que deixou a banda em janeiro de 1992. A faixa “Hit Between the Eyes” foi tocada durante os créditos finais do filme “Freejack” de 1992.

Crazy World” alcançou a 21ª posição na parada americana Billboard 200, número UM na German Albums Chart e posição 27 na UK Albums Chart, além de outras posições de destaque em diversas paradas ao redor do mundo. O trabalho foi certificado com diversos prêmios: Disco de platina na Áustria (50 mil cópias vendidas); dupla platina no Canadá (200 mil cópias vendidas); dupla platina na Alemanha (UM milhão de cópias vendidas); dupla platina na Suiça (100 mil cópias vendidas); dupla platina nos Estados Unidos (DOIS milhão de cópias vendidas); além de certificações de discos de ouro nos seguintes países: Finlândia, Itália, México, Holanda e Noruega. Contanto o disco de prata no Reino Unido com mais de 60 mil cópias vendidas, “Crazy World” superou a marca dos SETE milhões de discos vendidos no mundo todo.  

O álbum gerou quatro singles: “Tease Me, Please Me“, que entrou na posição número 8 na parada Hot Mainstream Rock Tracks; “Don’t Believe Her”, número 13 na Hot Mainstream Rock Tracks e 77 na UK Singles Chart e “Send Me an Angel”, posição 44 na Billboard Hot 100, 27 na UK Singles Chart, oitava na Hot Mainstream Rock Tracks e número 5 na German Singles Chart. O single de Wind of Change” merece ser destacado, pois foi o maior sucesso da carreira do Scorpions. A canção que era uma homenagem da banda aos novos tempos que estavam chegando com a queda do muro de Berlim e o fim da Cortina de Ferro, conquistou a posição número UM nas seguintes paradas: German Singles Chart, Swedish Singles Chart, Austrian Top 40 Singles, Swiss Singles Top 75, French Singles Chart, Norwegian Singles Chart e Dutch MegaCharts. O número 2 no Hot Mainstream Rock Tracks, UK Singles Chart e Ultratop 50 Belgian Chart, além do número quarto na americana Billboard Hot 100.

A promoção de “Crazy World” contou com anúncios de capa inteira nas principais revistas especializadas, e uma extensa tour que começou no dia 23 de novembro de 1990 na Bélgica e terminou somente em 6 de dezembro de 1991 no Japão. No total foram 183 apresentações com o giro passando além de Bélgica e Japão nos seguintes países: Itália, Alemanha, França, Hungria, Croácia, Bosnia e Herzegovina, Grécia, Suíça, Holanda, Inglaterra, Escócia, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Estados Unidos, Canadá e Espanha.

No BrasilCrazy World” teve o mesmo tratamento que o sucesso “Love at First Sting” recebeu em 1984. Todos os clipes foram bem veiculados pela MTV Brasil, com “Wind of Change” se tornando figurinha carimbada na parada Disk MTV. O single principal do álbum também frequentou muito as rádios brasileiras, inclusive as convencionais, tanto que a segunda prensagem do LP veio com uma chamada no canto da capa destacando a música.

Crazy World” marcou o retorno do Scorpions a popularidade que desfrutavam na metade dos anos 80, que colocava a banda entre as maiores do planeta. Foi o último grande disco dos alemães, que meio que perderam o rumo em determinada fase entre o final dos anos 90 e o início desse século. Entre trabalhos bem ruins e bons, o que importa é que eles continuam firmes na ativa, mesmo depois de anunciar algumas vezes a aposentadoria. Que ela ainda demore muito para ocorrer.

Scorpions:

Klaus Meine – lead vocals

Rudolf Schenker – rhythm guitar, backing vocals, lead guitar on “Wind of Change” and “Send Me an Angel”

Matthias Jabs – lead guitar, backing vocals, rhythm guitar on “Wind of Change” and “Send Me an Angel”

Francis Buchholz – bass, backing vocals

Herman Rarebell – drums, backing vocals

Lado A

1.”Tease Me Please Me”               

2.”Don’t Believe Her”

3.”To Be with You in Heaven”   

4.”Wind of Change”  

5.”Restless Nights”

Lado B

1.”Lust or Love”        

2.”Kicks After Six”   

3.”Hit Between the Eyes”   

4.”Money and Fame”

5.”Crazy World”        

6.”Send Me an Angel”