“Se mantendo em evidência”

The Last Command” é o segundo álbum da banda americana de heavy metal W.A.S.P., e foi lançado em 9 de novembro de 1985 via selo Capitol Records. O álbum ocupou um longo período de pré-produção iniciada com a banda ainda na estrada no final de 1984 e só terminou no Pasha Music House, Hollywood, California no final do ano de 1985 tendo como produtor Spencer Proffer.

A banda não teve pressa propriamente dita pra completar “The Last Command“, pois queria aproveitar ao máximo a repercussão positiva de seu álbum de estreia e encaixar as gravações na agenda do famoso produtor Spencer Proffer, o responsável por produzir o álbum “Metal Health” do Quiet Riot em 1983 – ganhador de seis discos de platina.

Esse foi o primeiro disco do W.A.S.P. com a participação do baterista Steve Riley (Ex-L.A.Guns) e o último álbum com o membro fundador Randy Piper na guitarra. A música “Running Wild in the Streets” foi escrita por Proffer.  Já “Sex Drive” foi originalmente composta por Blackie Lawless e Randy Piper para a banda Sister, na qual os dois eram membros. “Cries in the Night” foi baseado em uma música chamada “Mr. Cool“, lançado em um single de 1976 pela ‘Killer Kane Band’, da qual Blackie era membro na época. Os músicos Carlos Cavazo e Chuck Wright participaram do disco fazendo backing vocals.

The Last Command” gerou dois singles/clipes: “Blind in Texas” que o single na Finnish Singles Chart chegou à sexta posição e o clipe teve boa visibilidade na MTV e outros programas especializados ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil onde passou no Realce da TV Gazeta e Super Special da TV Bandeirantes; e “Wild Child”, single que obteve a posição número 71 na UK Singles Chart. Já o álbum teve posições significativas nas paradas: Finnish Albums Chart com o número 4, Swedish Albums Chart em décimo quinto, Norwegian Albums Chart na posição 14 e número 49 na Billboard 200. “The Last Command” recebeu disco de ouro no Canadá (mais de 50 mil discos vendidos) e repetiu a dose em sua terra natal, vendendo mais de 500 mil cópias. Mundialmente o trabalho superou um milhão de cópias vendidas.

A banda saiu em tour abrindo para o Kiss, mas também fez shows como banda principal. A então chamada ‘The Last Command Tour’ iniciou no dia 3 de janeiro de 1986 no Freedom Hall Civic Center, em Johnson City, no estado americano do Tennessee e o encerramento se deu em 12 de maio no Amagasaki-shi Sougou Bunka Center, Amagasaki, Japão. Ao todo foram 86 apresentações, a grande maioria no território norte americano e algumas no Japão.

No BrasilThe Last Command” fez parte da coleção Heavy Metal Attack 2, ao lado de bandas como Deep Purple, Queensryche, Iron Maiden, Helix, Icon e Saxon entre outras. Meu LP em particular foi comprado na Woodstock Discos em 17 de setembro de 1986

The Last Command” não teve o mesmo impacto de seu antecessor, o álbum “W.A.S.P.” de 1984, mas manteve a banda em evidência e com um grande público cativo. O trabalho possui ótimas faixas e ajudou a consolidar o conjunto de Blackie Lawless como um nome de destaque dentro do cenário da música pesada até os dias de hoje.

Tracklist:

Lado A

1.”Wild Child”   

2.”Ballcrusher”  

3.”Fistful of Diamonds”                

4.”Jack Action” 

5.”Widowmaker”       

Lado B

1.”Blind in Texas”                

2.”Cries in the Night”          

3.”The Last Command”                 

4.”Running Wild in the Streets”  

5.”Sex Drive”    

W.A.S.P.:

Blackie Lawless – lead vocals, bass guitar

Chris Holmes – lead & rhythm guitars

Randy Piper – lead & rhythm guitars, vocals

Steve Riley – drums, vocals

Additional musicians:

Carlos Cavazo, Chuck Wright – additional vocals

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)