Certo dia entrei numa loja de discos sem nenhuma pretensão de comprar algum exemplar. Eu acompanhava um amigo mas, como era costume, comecei a dar uma olhada nas prateleiras. Me deparei com o álbum ao vivo Dead da banda Obituary e, como eu nunca havia dedicado uma atenção à banda, mesmo vendo alguns comentários em revistas ou fotos em que  a galera do Sepultura usava camisetas da banda e vice-versa, resolvi colocar no player.

Tem coisas que a gente não sabe bem como explicar. Os americanos dizem que, quando você encontra a garota certa, você foi atingido por um raio. Eu já tive algumas experiências assim com bandas também. O Master Of Puppets do Metallica me causou um impacto, o Appetite For Destruction também, e outros discos, como o primeiro do Danzig, o Dehumanizer do Black Sabbath e o News Of The World do Queen. O fato é que, ao colocar o CD do Obituary para tocar, foi como se eu tivesse encontrado o som que eu esperava numa banda em que o estilo fosse mais pesado.

Música após música fui me apaixonando pelo som da banda, por aquela mistura de Doom com Hardcore, com um vocal grave e cavernoso que faz a banda ter um som diferenciado dentro do próprio gênero, já que o Obituary é uma das grandes bandas que criaram e formataram o Death Metal da Flórida, assim como o Death, Cannibal Corpse, Deicide e o Morbid Angel.

Chamei o meu amigo e passei o headphone pra ele. No mesmo instante ele olhou pra mim, arregalou os olhos e entrou num moshpit solitário dentro da loja. Tive que contê-lo para não quebrar nada dentro do estabelecimento. A verdade era que ele também havia sido “atingido pelo raio”. E eu não nego que a vontade que eu tive foi de fazer companhia a ele naquele mosh. Comprei o CD e logo completei a coleção até onde eles já haviam lançado. Ainda faltam alguns itens, mas espero atualizar logo a discografia deles. Alguns anos depois tive o prazer de vê-los ao vivo e ter alguns encartes dos meus CDs autografados pela banda.

O Obituary tem 3 discos lançados no mês de abril; o The End Complete e o Dead (ao vivo), ambos lançados no dia 21/04, e o Back From The Dead no dia 22/04. Fiquem com os de hoje… amanhã tem mais!


Obituary – The End Complete
(21/04/92)

Terceiro álbum da banda americana de Death Metal Obituary.

O Obituary é daquelas bandas que não variam muito o seu som e, mesmo assim, conseguem ser muito boas sem se tornar repetitiva. Músicas, ora arrastadas, ora com uma boa dose de Hardcore, mas sempre com o peso característico do Death Metal.

Esse é um dos discos mais vendidos da banda e traz Allen West na guitarra solo de volta à banda, já que ele participou do primeiro álbum, mas não tocou no segundo; John Tardy nos vocais, seu irmão Donald Tardy na bateria, Trevor Peres na guitarra base e o já falecido Frank Watkins no baixo. Essa é uma das formações que mais gosto da banda.

The End Complete foi relançado em 1997 com duas faixas bônus ao vivo, onde podemos notar que o técnico de som caprichou no som da caixa da bateria.

Destaques para as faixas I’m In Pain, Sickness e The End Complete.

Faixas:

  1. I’m In Pain
  2. Back To One
  3. Dead Silence
  4. In The end Of Life
  5. Sickness
  6. Corrosive
  7. Killing Time
  8. The End Complete
  9. Rotting Ways
  10. I’m In Pain (Live)
  11. Killing Time (Live)
    .
    ⭐️⭐️⭐️⭐️


Obituary – Dead (21/04/98)

Álbum ao vivo da banda Americana de Death Metal Obituary.

Gravado na turnê do disco Back From The Dead, esse álbum mostra a banda afiadíssima e é considerado um dos melhores discos gravados ao vivo. A formação é composta por John Tardy nos vocais, Allen West e Trevor Peres nas guitarras, Frank Watkins no baixo e Donald Tardy na bateria.

O título é um trocadilho pelo registro ser “live” (ao vivo) e faz referência ao estilo Death Metal.

Dead faz um apanhado geral da banda com músicas de toda a sua discografia até então.Destaques para Download, Chopped In Half, I’m In Pain, Dying, Cause Of Death, Slowly We Rot, Final Thoughts e Threatening Skies.

Death Metal pra ninguém botar defeito! Sem dúvida alguma, Obituary  é uma das minhas bandas favoritas!

Faixas:

  1. Download (álbum Back From The Dead)
  2. Chopped In Half (álbum Cause Of Death)
  3. Turned Inside Out (álbum Cause Of Death)
  4. Threatening Skies (álbum Back From The Dead)
  5. By The Light (álbum Back From The Dead)
  6. Dying (álbum Cause Of Death)
  7. Cause Of Death (álbum Cause Of Death)
  8. I’m In Pain (álbum The End Complete)
  9. Rewind (álbum Back From The Dead)
  10. ‘Til Death (álbum Slowly We Rot)
  11. Kill For Me (álbum World Demise)
  12. Don’t Care (álbum World Demise)
  13. Platonic Disease (álbum Back From The Dead)
  14. Back From The Dead (álbum Back From The Dead)
  15. Final Thoughts (álbum World Demise)
  16. Slowly We Rot (álbum Slowly We Rot)
    .
    ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
    .
    Alex Mélo
    Instagram: @jasmelo71