Na história da MTV

Dia do oitavo capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje entrando no clima natalino, pois estamos próximos de receber a visita de Papai Noel e com os devidos cuidados – a pandemia ainda é uma realidade – aproveitar a ceia. E quem vai providenciar a trilha sonora festiva é o cantor Billy Squier em uma apresentação ao vivo com os funcionários da MTV americana em 1981.

Christmas Is The Time To Say I Love You” é uma canção natalina composta pelo artista Billy Squier para um single que leva o mesmo nome da música, e que foi lançado em novembro de 1981 pela gravadora Capitol Records. O lado B do single era a faixa “My Kinda Lover“, que faz parte do álbum “Don’t Say No” lançado em abril do mesmo ano por Billy. 

Vídeo:

A MTV teve um grande ano em 1981, passando de uma iniciante em um ramo ainda inexplorado, para uma rede de TV a cabo de sucesso e ditando moda, isso durante os poucos meses que se seguiram à sua estreia em 1º de agosto. Billy Squier também teve um ano excelente, desfrutando do sucesso do álbum “Don’t Say No”, que alcançou posições de destaque nas principais paradas, tanto que chegou a ser certificado em seu país natal com o triplo disco de platina, superando a casa dos três milhões de álbuns vendidos. Então, era mais do que justo que ele e a MTV se reunissem para comemorar a primeira temporada de festas de fim de ano do canal no ar.

Naqueles primeiros dias, a estética da rede era muito mais econômica, com um estúdio que parecia verdadeiramente vivido por personalidades comuns e que dava um ar familiar de fato. Embora os vídeos fossem definitivamente o foco, ainda havia espaço para o inesperado durante as entradas ao vivo na MTV, e não estava totalmente fora do normal ver os desvios da programação padrão.

E foi exatamente o que aconteceu para gravar o clipe de “Christmas Is The Time To Say I Love You”, com Billy indo visitar a sede da MTV em meio aos dias de festas e encontrar todos trabalhando normalmente. Em vez do cantor aparecer sozinho foi improvisada uma pequena arquibancada que reuniu todos os que estavam presentes e não eram essenciais para manter o canal no ar. Assim foi formado o coro MTV, que cantou ao vivo a canção natalina ao lado do artista. O clima de descontração e alegria é notório.

Funcionou tão bem que até hoje é comentado como um dos grandes eventos da história da MTV. Uma das vjs mais importantes e queridas da época, a apresentadora Martha Quinn, sempre cita esse fato como sendo seu momento favorito entre tantos do tempo que fez parte do canal. Em uma entrevista ao Yahoo! Music Martha comentou: ”O que você vê naquele vídeo foi gravado poucos meses após nosso lançamento e estávamos todos tão maravilhados e tão crentes. Éramos rebeldes com uma causa. Todos que você vê naquele vídeo, eles são os técnicos, as secretárias, os executivos, os assistentes de produção. Éramos todos uma grande família feliz, lutando pela MTV. E você pode realmente ver isso lá“.

Por aqui:

O Brasil ainda demoraria quase uma década para ter seu canal nacional com a logo marca da MTV. Só em 1990 através do sistema UHF o canal mais ligado à história do vídeo clipe daria seus primeiros passos por aqui. E com a nossa franquia em funcionamento uma parte dos grandes momentos da matriz americana também chegariam as nossas telas.

E entre esses momentos foi exibido na véspera de natal de 1990 durante o programa Clássicos MTV, pela primeira vez, o vídeo de “Christmas Is The Time To Say I Love You”, com a parceria de Billy Squier com o pessoal da MTV americana em 1981.  É obvio que o impacto não foi o mesmo, até por que em 1990 Billy Squier não tinha representatividade musical alguma aqui no Brasil nessa época e o clipe foi apenas mais um entre tantos com tema festivo que foi exibido naquele dia.

Christmas Is The Time To Say I Love You” pode não ter importância aqui, mas para a história da MTV americana, a rede de TV que mudou o significado do termo vídeo clipe, significa e muito, pois é um dos seus capítulos mais bonitos e emocionantes. E não sou eu que disse isso, e sim as pessoas que ajudaram e fizeram parte da construção do sonho chamado MTV em 1981. E é com esse momento impar dentro da história do vídeo clipe (e de sua maior colaboradora, a MTV), que desejamos a todos um Feliz Natal a todos.

Dados:

Lançamento: Dezembro de 1981

Direção: MTV

Produtora: MTV

Line Up:

Billy Squier e MTV Chorus