Primórdios psicodélicos

Dia do décimo sexto capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje, com um vídeo realmente histórico. Vamos contar um pouco sobre a participação do grande Deep Purple no programa de TV do criador da icônica revista Playboy. Voltamos para 1968 na companhia de Hugh Hefner no programa Playboy After Dark e seus convidados especiais tocando a clássica canção “Hush”.

Hush” é uma música escrita pelo compositor e músico americano Joe South, para o artista Billy Joe Royal. A música foi posteriormente regravada por Somebody’s Image (uma banda australiana liderada por Russell Morris) em 1967. A versão do Deep Purple foi lançada em seu álbum de estreia no ano de 1968, intitulado “Shades of Deep Purple“. O single chegou s lojas em 21 de abril de 1968 e teve como seu lado B a canção “One More Rainy Day“, via os selos Parlophone (Reino Unido) e Tetragrammaton (Estados Unidos).

A faixa passou a ser primeiro hit single atingindo o número 4 na Billboard Hot 100 entre 21 e 28 de setembro de 1968, número 16 na Itália no final de 1968 e número 2 no Canadá, enquanto despercebido no Reino Unido. O Deep Purple regravaria em 1988 a canção com sua formação clássica Mk II, sendo esse um dos principais motivos da saída de Ian Gillan do grupo naquela época, pois o cantor não queria e jeito nenhum regravar o velho sucesso da fase Mk I.

Vídeo:

A participação no programa Playboy After Dark teve uma importância de muita significância dentro da carreira da banda inglesa. Playboy After Dark era um programa de televisão americano apresentado por Hugh Hefner. Foi ao ar em distribuição pela produtora Screen Gems de 1968 a 1970 e sempre sendo gravado nos estúdios da CBS Television em Los Angeles. Diversos astros do momento participaram em suas duas temporadas (em um total de 52 episódios) como por exemplo: Grand Funk Railroad, James Brown, Iron Butterfly, Fleetwood Mac, Steppenwolf, Ike & Tina Turner, Sammy Davis Jr. e Jerry Lewis.

Durante o programa o anfitrião Hefner ouviu uma história de fantasmas de Jon Lord e teve uma aula de guitarra com Ritchie Blackmore. A participação dos ingleses (que além de Lord e Blackmore contava com Ian Paice, Nick Simper e Rod Evans, a clássica MkI da banda) já começa com eles abrindo a festa executando “And The Address” e posteriormente o single principal, “Hush”. O clima era uma mistura de psicodelismo, anos 60 com muita mini saia e pessoas dançando, e também cafonice com alguns convidados mais velhos de terno e seus charutos.

Por aqui:

No Brasil nem o clipe oficial de “Hush” e muito menos a participação no Playboy After Dark chegaram as nossas pobres TVs comuns. Apenas colecionadores de fitas em VHS possuíam tais raridades. Já o clipe da versão de 1988 também acabou sendo divulgado com muito atraso. Lançado com o disco duplo “Nobody’s Perfect“, o vídeo de “Hush” versão de 1988 só chegou ás telas brazucas com o início da MTV Brasil, no final do ano de 1990 –  em um tempo em que o cantor Ian Gillan já nem estava fazendo parte do grupo.

Dados:

Lançamento: 21 de abril de 1968

Deep Purple (MkI):

Ritchie Blackmore – guitar

Rod Evans – lead vocals

Nick Simper – bass guitar, backing vocals

Ian Paice – drums

Jon Lord – organ, keyboards