Rumo ao pop e ao topo

Dia do décimo quarto capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje, com uma homenagem a um dos artistas mais importantes da história da musica. Philip David Charles Collins, mas conhecido como Phil Collins, o eterno vocalista e baterista da lendária banda de rock progressivo Genesis, completa hoje, dia 30 de janeiro, 70 anos. E o nosso clipe escolhido é a canção “Follow You Follow Me“.  

 “Follow You Follow Me” é uma midballad gravada pela banda de rock progressivo Genesis e foi lançado em 25 de fevereiro de 1978. A canção faz parte do álbum também lançado no ano de 78 intitulado “... And Then There Were Three …“, o nono disco da banda. O lado B do single contava com a música “Ballad of Big” na versão inglesa (via selo Charisma ) e “Inside and Out” em sua versão americana (pelo selo Atlantic). 

Vídeo:

O vídeo da música foi filmado no Shepperton Studios em fevereiro de 1978 se utilizando de playback em sincronia com a apresentação dos músicos simulando uma apresentação ou ensaio. O vídeo chegou ás telas dos programas especializados nas TVs no mesmo mês do lançamento do single. No vídeo, Tony Banks está vestindo um suéter do time de hóquei “Vancouver Canucks”. A cena principal mostra Phil Collins usando um instrumento tipo chocalho enquanto canta, mas ele também foi filmado separadamente tocando bateria.

Follow You Follow Me” se tornou um grande sucesso do Genesis obtendo destaque nos principais charts, alcançando a 7ª posição na parada de singles do Reino Unido, chegando à 23ª posição no concorrido U.S. Billboard Hot 100. A música está incluída no livro de 2005, Rock Song Index “As 7500 canções mais importantes” para a era do Rock and Roll.

Esse single definitivamente marcou a mudança de direcionamento musical do Genesis, que se desde os tempos em que Peter Gabriel fazia parte do grupo, tinha uma característica voltada para o progressivo, de 1978 em diante a banda se acostumou a fazer músicas mais acessíveis aos ouvintes comuns das paradas populares. Com Phil Collins nos vocais principais o Genesis expandiria suas fronteiras rumo a diferentes tipos de música e obviamente conquistaria novos admiradores ao longo dos anos. Os fãs mais radicais podem ter torcido o nariz ou mesmo ter deixado de acompanhar a banda, mas é difícil criticar a postura dos músicos, pois mesmo em uma direção distante de sua origem, a banda continuou lançando trabalhos de muita qualidade e criatividade, apesar de diferentes dos iniciais.

Por aqui:

No Brasil o Genesis tinha um grande público, tanto que a banda visitou nosso país em 1977, com apresentações no mês de maio. Segundo a Revista Pop, umas das mais importantes na época, a tour foi um enorme sucesso, tanto que o single “Follow You Follow Me” foi incluído na trilha sonora internacional da novela Dancing Days da TV globo, isso também no ano de 1978. A faixa tocava nas FMs da época e seu clipe passou várias vezes no programa Som Pop da TV Cultura-SP no início dos anos 80.

O talento de Phil Collins foi um dos grandes trunfos do Genesis em sua carreira. Apesar de problemas de saúde recentes, Phil continua e esperamos que ele permaneça assim por muitos anos ainda. É o nosso desejo.

Dados:

Lançamento: 25 de fevereiro de 1978

Direção: Genesis

Line up:

Phil Collins – vocals, drums, percussion

Tony Banks – keyboards

Mike Rutherford – guitar, bass guitar