O professor”

Dia do quadragésimo sexto capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje especialmente vamos trazer um dos mais respeitados e certamente um dos maiores guitarristas da história da música pesada, o professor, Joe Satriani. E o clipe escolhido pertence a uma das melhores fases desse genial instrumentista, “Big Bad Moon” do excepcional álbum “Flying in a Blue Dream”.

Big Bad Moon” é o segundo single de “Flying in a Blue Dream“, o terceiro álbum de estúdio do guitarrista Joe Satriani, que foi lançado em 30 de outubro de 1989 através do selo Relativity Records nos Estados Unidos. Além de “Big Bad Moon” a faixa título e a canção “I Believe” também foram singles destacados para promoção do trabalho.

Flying in a Blue Dream” é um dos discos mais populares de Joe Satriani e de maior sucesso até agora, pois alcançou a 23ª posição no Billboard 200, além da posição número 25 na Canada Top Albums.  O álbum foi certificado com o disco de OURO nos Estados Unidos (+ de 500 mil discos vendidos) e disco de prata no Reino Unido (vendas superiores a casa dos 60 mil discos). “Flying in a Blue Dream” recebeu uma indicação de ‘Melhor Performance Instrumental de Rock’ no Grammy Awards de 1991, sendo essa  terceira indicação de Joe Satriani.

O single “Big Bad Moon” foi lançado em formatos diferentes em alguns países, sendo as principais: a edição americana (7″, Single) via Relativity com a faixa título em versão editada (com quatro minutos e trinta e nove segundos, contra os cinco minutos e treze segundos da versão full) e da lado B a faixa “Day at the Beach (New Rays from an Ancient Sun)”; edição inglesa (Vinil, 12″, 45 RPM, Maxi-Single) com “Big Bad Moon (Album Mix)” do lado A e as faixas “Big Bad Moon (Edit)” e “Day At The Beach (New Rays From An Ancient Sun)” do lado B via Food For Thought Records; edição francesa (Vinil, 7″, 45 RPM) com “Big Bad Moon (Edit)” no lado A e a faixa “The Mystical Potato Head Groove Thing” do lado B via N.E.W Musidisc; versão australiana (Vinil, 7″, Single) com “Big Bad Moon (Radio Mix)” da lado A e do lado B  “Big Bad Moon (Album Mix)” e a edição americana em Cassete com o lado A sendo “Big Bad Moon (Album Version)“, “The Forgotten (Part One)” e “The Forgotten (Part Two)”; e lado B com “Big Bad Moon (Radio Edit)”, The Forgotten (Part One)” e “The Forgotten (Part Two)”, via gravadora Relativity. “Big Bad Moon” obteve a posição número 31 no chart Billboard Album Rock.

Vídeo:

O videoclipe da música “Big Bad Moon“, que foi dirigido por John Dahl (o mesmo diretor de outro vídeo de Satriani, “Always with Me, Always with You”) apresenta Satriani bancando o ator e interagindo com uma bela modelo, que no enredo o expulsa de casa no meio da chuva. Tudo se desenvolve a partir daí alternando o músico tocando sua guitarra com vários efeitos especiais, a modelo dançando enquanto aguarda a volta de Joe e a melhor parte, Satriani de terno e cabelo preso (naquele tempo ele tinha cabelo ainda) caminhando pela rua molhada com cara de sacana. Sem dúvidas um dos melhores e mais legais momentos do artista, que como ator é um ótimo guitarrista, mas convence legal no papel.

A incendiária canção ajuda muito também no produto final e o clipe teve ótima aceitação na MTV americana, principalmente no programa Headbangers Ball em particular. Os videoclipes da balada “I Believe” e do hard rock de “Big Bad Moon” foram incluídos em “The Satch Tapes”, que foi lançado pela primeira vez em fita VHS no ano de 1993.

Por aqui:

No Brasil o clipe de “Big Bad Moon” chegou junto com o surgimento da MTV Brasil, no final do ano de 1990, sendo exibido algumas vezes no programa especializado da emissora, o Fúria Metal. Mas a faixa gerou um bordão que ficou muito conhecido e repetido pelos bangers brazucas (quando Satriani diz: “But, I Like it”), que foi muito utilizado no programa Comando Metal da rádio 89FM, que ia ao ar todas as noites de domingo ás 22 horas.

Dados:

Lançamento: 30 de outubro de 1989.

Direção: John Dahl.

Band:

Joe Satriani – vocals, guitar, banjo, keyboard, percussion, programming, bass, harmonica

Jeff Campitelli – drums, percussion