Carreira solo decolando”

Dia do trigésimo quarto capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje vamos prestar uma homenagem aqui no nosso espaço para um personagem único dentro do universo da música pesada, o cantor King Diamond, que essa semana, mais precisamente na última segunda-feira dia 14 de junho, completou 65 anos de vida. E a nossa escolha é o primeiro clipe produzido para o artista, trata-se da canção “The Family Ghost“, que é uma faixa do clássico álbum “Abigail”. Vamos lá.

The Family Ghost” é um single pertencente ao álbum “Abigail“, que é o segundo trabalho de estúdio solo do vocalista dinamarquês King Diamond ao lado da banda de heavy metal que também leva o seu nome. O LP foi lançado em 15 de junho de 1987 na Europa e no dia 21 de outubro de 1987 nos Estados Unidos, sempre pelo selo Roadrunner.

Abigail” é um trabalho conceitual e a faixa “The Family Ghost” foi escolhida como single justamente para ser o ‘cartão de visitas’ para divulgar a estória criada por King Diamond. Lançado quase que simultaneamente com o álbum “Abigail”, o corte podia ser encontrado nos formatos vinil 12’’ (doze polegadas. também conhecido como EP) em 45 RPM; vinil 12’’ Promo; vinil 12’’ 33 1/3RPM e K7, sempre via Roadracer Records (a principal subsidiária da major Roadrunner). O lado B em todas as edições era inédita canção intitulada “Shrine”.

Dentro dos seus parâmetros o álbum foi um grande sucesso, principalmente nos Estados Unidos onde vendeu mais de 175 mil cópias, apesar de não galgar posições significativas dentro dos diversos charts. “Abigail” foi o último álbum de King Diamond a apresentar o guitarrista Michael Denner e o baixista Timi Hansen, seus ex-companheiros de Mercyful Fate.

Vídeo:

O videoclipe da música “The Family Ghost” apresenta um mix entre a banda apresentando a canção e King Diamond atuando com alguns figurantes. Em seu roteiro incluiu cenas marcadas, uma cenografia em um ambiente tétrico com supostos artistas de circo fantasiados e até uma odalisca. A iluminação meio que sombria é perfeita, pois dá uma sensação de um filme de terror, que se encaixa perfeitamente no enredo fantasmagórico proposto pela letra da canção.

O clipe foi exibido no Headbangers Ball da MTV e em vários outros programas especializados da época. Ter pela primeira vez um material em vídeo decente apresentando o personagem King Diamond ajudou muito a divulgar o artista, o que justifica o bom desempenho nas vendas de “Abigail” em território norte americano. Nos anos 90 o clipe de “The Family Ghost” fez parte do episódio ‘Bungholio: Lord of the Harvest’, do desenho Beavis and Butt-head.

Por aqui:

No Brasil o clipe de “The Family Ghost” só chegaria no final de 1988 nas nossas telas após o selo Estúdio Eldorado lançar diversos títulos do catálogo da gravadora Roadrunner em nosso país. Como os primeiros discos do Mercyful Fate (”Melissa” e “Don’t Break the Oath”) e assim como os trabalhos solo de King Diamond até então (“Fatal Portrait”, ”Abigail” e “Them“) estavam inclusos no pacote, o vídeo de “The Family Ghost” foi exibido diversas vezes no programa Clip Trip da TV Gazeta-SP.

Dados:

Lançamento: 21 de outubro de 1987.

Band:

King Diamond – vocals

Andy LaRocque – guitar

Michael Denner – guitar

Timi Hansen – bass guitar

Mikkey Dee – drums