Clipe Clássico HB: Lacuna Coil, “Heaven’s a Lie”

                                                                     Itália na linha de frente”

Dia do sexagésimo capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje nossa banda escolhida representa um estilo o qual estávamos em dívida com o caro leitor faz algum tempo – sempre procuramos privilegiar a diversidade aqui nesse espaço. O gothic metal é nossa pauta tendo em destaque a banda Lacuna Coil, com o clipe de “Heaven’s a Lie” do ótimo álbum intitulado por “Comalies“.

Heaven’s a Lie” foi o principal single de “Comalies“, o terceiro álbum de estúdio da banda italiana de gothic metal Lacuna Coil e é um dos seus trabalhos de maior sucesso. O CD “Comalies” foi lançado em 8 de outubro de 2002 na Itália e em 29 de outubro do mesmo ano nos Estados Unidos, por meio do selo Century Media Records.

O single “Heaven’s a Lie” foi apresentado aos fãs em 2 de setembro de 2002, simultaneamente na Europa e nos Estados Unidos, porém em edições distintas. A versão europeia do single (CM 77461-3 / Código do selo: LC 6975 – Century Media) contava com a faixa título completa (“Heaven’s A Lie” com duração de 4’47’’) e o corte “Self Deception”. Já a edição americana (CMR PRO-008 US / Century Media) se resumiu as duas versões da faixa “Heaven’s A Lie” (Album Version com 4’47’’ e Radio Edit com 3’54’’).

O sucesso de “Heaven’s a Lie” ajudou a impulsionar a vendas do CD “Comalies“, que imediatamente se torna um marco na carreira do Lacuna Coil. Obviamente isso colocou o trabalho em destaque em diversas paradas de destaque como: US Independent Albums, na posição número 9; US Top Heatseekers, também na nona posição; German Albums Chart, número 45; French Albums Chart, posição 69 e número 178 na mais relevante de todas, a concorrida Billboard 200.

Vídeo:

Existem três videoclipes para a música “Heaven’s a Lie“, sendo que o primeiro foi lançado quando o álbum “Comalies” saiu. Foi uma espécie de takes de bastidores durante a gravação do disco nos estúdios Woodhouse com a direção de Luigi Sabadini. Já a segunda versão foi filmado em Los Angeles por Chade Seide, e possuía um orçamento notavelmente baixo e apresentava os vocalistas do grupo sentados ao longo de uma escada escura.

Com a direção de Patric Ullaeus o terceiro foi o mais bem produzido e filmado em Gotemburgo, Suécia. O orçamento de €6.000 possibilitou a inclusão de gráficos visivelmente vibrantes e uma apresentação geral sem comparação com seus antecessores. Essa é considerada a versão oficial de “Heaven’s a Lie” e teve boa rotatividade MTV2, que nesse período tinha ressuscitado o programa Headbanges Ball.

Por aqui:

No Brasil no inicio desse século as opções para se assistir a um clipe de música pesada (fosse o Lacuna Coil ou qualquer outra banda) tinham se esgotado consideravelmente, se limitando a poucos horários (um dos poucos era o Riff MTV) já na decadente MTV Brasil. Mas era possível se obter os clipes em DVD’s da Century Media ou nos programas de trocas de arquivos como os saudosos Kazaa, eMule e LimeWire

Dados:

Lançamento: 2 de setembro de 2002.

Direção: Luigi Sabadini (Original); Chade Seide (Version 2) e  Patric Ullaeus (Official).

Produtora: Century Media

Lacuna Coil:

Cristina Scabbia – female vocals

Andrea Ferro – male vocals

Marco “Maus” Biazzi – lead guitar

Cristiano “Pizza” Migliore – rhythm guitar

Marco Coti Zelati – bass, keyboards

Cristiano “Criz” Mozzati – drums, percussion