Conquistando seu espaço.

Dia do vigésimo sétimo capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje com um vídeo de uma banda que conquistou o topo ainda nos ano 80 e continua sendo uma referência para diversas bandas da nova geração. Vamos falar a respeito dos americanos do Mötley Crüe e  a nossa escolha é o clipe de um dos hits do hard rock oitentista, “Looks That Kill”.

Looks That Kill” é o terceiro single do álbum “Shout at the Devil“, o segundo trabalho completo da banda de LA, que foi lançado em 26 de setembro de 1983 pela gravadora Elektra. O single de “Looks That Kill” chegou nas lojas em 4 de janeiro de 1984 e teve como seu lado B a faixa “Piece of Your Action”. Assim como os demais singles do disco, “Looks That Kill” foi um sucesso comercial e permaneceu por 10 semanas na concorrida parada Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, alcançando a 54ª posição, além da décima segunda posição no chart Mainstream Rock Tracks. Para se ter uma ideia, o álbum “Shout at the Devil” foi certificado com quádrupla platina nos EUA, superando os quatro milhões de discos vendidos.

Vídeo:

O videoclipe da música “Looks That Kill” foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso da banda naquela época. O trabalho visando a MTV foi gravado nos no palco principal dos estúdios da A&M Records, que se localizava em Los Angeles. O vídeo basicamente apresenta a banda em um cenário pós-apocalíptico prendendo um grupo de mulheres em uma espécie de prisão durante intercalando com a apresentação da música no mesmo ambiente. No meio do vídeo, uma heroína vestida como uma guerreira (interpretada pela atriz Wendy Barry) aparece para libertar as mulheres antes de enfrentar a banda. Os músicos tentam cerca-la, mas ela liberta as mulheres e desaparece, deixando um pentagrama (símbolo que o conjunto utilizava bastante naquele período) flamejante no chão.

Alguns anos atrás a atriz Wendy Barry concedeu uma entrevista para um site contando algumas curiosidades sobre as filmagens do clipe. Ela disse que as gravações levaram cerca de 18 horas para serem concluídas e que recebeu um cachê de mais ou menos 100 dólares pelo trabalho. Wendy também está presente no vídeo de “Back for More” do Ratt, mas sem o mesmo protagonismo.

O clipe de “Looks That Kill” deu uma bela dor de cabeça para o Mötley Crüe algum tempo depois – mais precisamente no ano de 1985 – quando Tipper Gore, na época esposa do senador Al Gore, e o famigerado Parents Music Resource Center (PMRC) começou a perseguir diversos artistas e bandas por causa do contudo de suas letras e visual utilizado. Obviamente o Mötley Crüe foi um dos mais perseguidos por essa comissão, que não gostou nem um pouco de ver mulheres presas como se fossem animais em um rancho.

Por aqui:

No Brasil o Mötley Crüe conquistou diversos fãs com o lançamento nacional do disco “Shout at the Devil“, mas o clipe de “Looks That Kill” não foi um dos mais veiculados nos programas da época. O programa especializado Realce da TV Gazeta-SP, por exemplo, não passou o clipe – pelo menos em nenhuma vez que eu tenha assistido e olha que não perdia um. Só consegui uma cópia em VHS do vídeo graças a uma amiga carioca, que gravou no programa Realce, só que o da BB Vídeo, que era um apresentado pela TV Record do Rio de Janeiro, canal 9, aos sábados ás 18 horas. Com a chegada da MTV Brasil em 1990 o vídeo foi exibido também no programa Fúria Metal’ vez ou outra.

Dados:

Lançamento: Janeiro de 1983.

Produtora:  A&M Records.

Mötley Crüe:

Vince Neil – lead vocals

Mick Mars – guitar

Nikki Sixx – bass

Tommy Lee – drums, percussion