“Thrash ecológico”

Dia do quadragésimo capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje é dia de colocar os vizinhos em pânico, pois é hora de thrash metal. E vamos com uma banda fora do tal ‘Big 4’, pois esse super cultuado estilo não se limita a esse clube, muito pelo contrário. O nosso escolhido é o grande Nuclear Assault, que traz um clipe de sua melhor e mais popular fase, “Critical Mass” do ótimo álbum “Handle with Care“.

Critical Mass” é uma faixa pertencente ao álbum “Handle with Care” da banda de thrash metal americana Nuclear Assault, e foi lançado em 23 de novembro de 1989 pelo selo In-Effect.

O álbum “Handle with Care” gerou dois singles aliados a vídeos clipes com boa repercussão em diversos canais especializados, sendo eles as faixas “Trail Of Tears” e o nosso destaque, “Critical Mass”. Ambos os vídeos foram muito divulgados no programa Headbangers Ball da MTV americana. “Handle with Care” é o trabalho de maior sucesso do Nuclear Assault, sendo o mais vendido da discografia do grupo. O trabalho chegou a ingressar na concorrida parada Billboard 200, chegando ao número 126 e também no UK Albums Chart na posição número 60.

O single de “Critical Mass” chegou nas lojas de discos simultaneamente ao álbum principal no formato vinil 12’’ (Doze polegadas, o tradicional EP) em 33RPM, tendo a faixa título do lado A e no lado B os cortes de  “Funky Noise” e “Mother’s Day”.

Vídeo:

O videoclipe da música “Critical Mass” procurou enfatizar o conteúdo lírico da canção, que trata de temas ecológicos importantes e sempre em evidencia como desmatamentos, lixo atômico, derramamento de óleo e coisas do tipo. A letra, por sinal muito interessante, foi colocada em forma de legenda ao longo do vídeo para quem assistir poder acompanhar. Em termos visuais, a banda se apresenta em um deserto em frente de um tipo de refinaria, intercalando imagens pertinentes ao tema. Quebrando o senso comum, uma bela ruiva com um decote bem generoso surge carregando uma cadeira de praia e senta-se ao lado do local onde o Nuclear Assault continuava tocando.

A qualidade da canção – um tijolo – associada ao clipe muito bem editado trouxe uma visibilidade inédita ao Nuclear Assault, que obviamente fez com que o número de fãs aumentasse consideravelmente e tornou o disco “Handle with Care” um sucesso, tanto que o trabalho foi classificado como sendo o número SETE na lista da publicação da Loudwire, ‘Os melhores álbuns de Thrash Metal NÃO lançados pelo Big 4’.

Por aqui:

No Brasil o LP de “Handle with Care” foi lançado pouco tempo depois que a edição americana e obteve boas vendas – dentro do parâmetro do estilo, diria que bem significativas. Os clipes de “Critical Mass” e “Trail Of Tears” foram exibidos com boa rotatividade no programa especializado da MTV Brasil, o Fúria Metal, logo que o canal que era transmitido em UHF entrou no ar no final do ano de 1990.

Dados:

Lançamento: 23 de novembro de 1989.

Nuclear Assault:

John Connelly – guitar, vocals

Anthony Bramante – lead guitar

Dan Lilker – bass

Glenn Evans – drums