“Talento puro

Dia do décimo terceiro capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje, com um vídeo de uma das mais respeitadas cantoras do rock/pop, a americana Patricia Mae Andrzejewski, mais conhecida como Pat Benatar. E o nosso clipe escolhido é um dos maiores sucessos de Pat, a canção “Fire and Ice“.  

 “Fire and Ice” é uma midballad gravada por Pat para seu terceiro disco, “Precious Time“, e foi lançado em 6 de julho de 1981. O lado B do single contava com a música “Hard to Believe” e a gravadora responsável pelo lançamento foi a Chrysalis

 

Vídeo:

O vídeo da música foi dirigido JD Lang e representava a cantora em uma performance ao vivo. O playback foi utilizado em sincronia com a apresentação dos músicos simulando exatamente um show ao vivo. O vídeo chegou ás telas dos programas especializados nas TVs no mês seguinte ao lançamento do single.

Fire and Ice” se tornou um grande sucesso da cantora obtendo destaque nos principais charts, como a posição número #17 no concorrido U.S. Billboard Hot 100 e a segunda posição no também expressivo U.S. Mainstream Rock. “Fire and Ice” também conquistou para Pat seu segundo prêmio Grammy na categoria Best Female Rock Performance, isso no ano de 1982.

Com o nascimento da MTV nos Estados Unidos, Pat teve sua carreira influenciada a expandir seu direcionamento musical rumo ao pop cada vez mais. Seus clipes ganharam produções com mais dança e a própria cantora comentou anos depois que não se sentia muito a vontade “interpretando” papéis nos vídeos. “Fire and Ice” não tem nada de falso (ou muito produzido) e mostra a cantora em sua veia roqueira e desfilando seu talento.

 

Por aqui:

No Brasil Pat Benatar tinha seu público e suas canções espaço em rádios como a FM Excelsior. A própria faixa “Fire and Ice” é um ótimo exemplo, pois tocava nas FMs da época e seu clipe passou várias vezes no programa Som Pop da TV Cultura-SP, além do Realce na TV Gazeta-SP em meados dos anos 80.

O talento de Pat Benatar é indiscutível. Seus primeiros discos tem uma pegada roqueira contagiante e mesmo a fraca fase explorada pela MTV não conseguiu manchar a carreira dessa excepcional artista.

Dados:

Lançamento: 6 de julho de 1981

Direção: JD Lang

Line up:

Pat Benatar – lead and backing vocals

Neil Giraldo – lead guitar, keyboards, backing vocals

Scott St. Clair Sheets – rhythm guitar

Roger Capps – bass guitar

Myron Grombacher – drums

Alan Pasqua – piano