“Ratt n’ Roll”

Dia do quadragésimo quarto capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje vamos trazer um dos grandes momentos em toda a história do hard & heavy com o surgimento do Ratt n’ Roll. Sim nossa banda escolhida é o grande Ratt em sua fase mais popular e criativa com o icônico clipe da clássica faixa “Lay It Down“, do excelente álbum “Invasion of Your Privacy“.

Lay It Down” foi o primeiro dos três singles pertencentes ao segundo trabalho de estúdio da banda americana de hard & heavy Ratt, que chegou nas lojas em 13 de junho de 1985 via gravadora Atlantic Records.

Invasion of Your Privacy“, além de “Lay It Down“, nosso foco principal, gerou o single de “You’re in Love” tendo no lado B “Between the Eyes“, que foi lançado em 28 de agosto de 1985; e o single “What You Give Is What You Get“, exclusivo para o mercado japonês, lançado em 11 de janeiro de 1986 (e que teve também o corte “Between the Eyes” em seu lado B). “Lay It Down” chegou nas lojas uma semana antes do álbum principal tendo como lado B a canção “Got Me on the Line“.

Tanto “Lay It Down” como “You’re in Love” tiveram videos clipes produzidos para ajudar na divulgação de “Invasion of Your Privacy“, e foram grandes sucessos na MTV e em diversos programas especializados ao redor do mundo. Obviamente posições importantes nos principais charts foram conquistadas pelo LP e podemos citar algumas das mais significativas: posição número 12 no Canada Top Albums; número 50 na UK Albums e a posição número SETE na ultra concorrida Billboard 200. “Invasion of Your Privacy” foi certificado nos Estados Unidos com o DUPLO disco de platina, pois superou a marca dos DOIS milhões de discos vendidos.

Vídeo:

O videoclipe da música “Lay It Down” dirigido pelo diretor Marshall Berle, que já havia trabalho com Ratt ao também dirigir o clipe da canção “Round and Round” do disco “Out of the Cellar” de 1984. Para “Lay It DownBerle idealizou uma espécie de sonho de uma criança (interpretando o vocalista Stephen Pearcy quando bem jovem), que em sua festa de aniversário deseja ser o cantor do Ratt e estar ao lado de uma linda modelo. O garoto é interpretado por Whit Hertford., que atuou em séries como ‘The Twilight Zone‘ e ‘Full House‘, além de filmes no cinema como ‘Poltergeist II: The Other Side‘ e ‘A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child‘.

O resultado ficou muito legal, alternando a festa do garoto ao lado de seus amiguinhos, um palhaço que estava animando e uma menininha, que foi quem fez questão de lembra-lo de fazer o desejo antes de soprar as velas. Também se entende que a menina no sonho do garoto é a linda modelo já bem crescida. A playmate Marianne Gravatte, garota do mês da revista Playboy americana de outubro de 1982, faz o papel da moça que contracena com Pearcy. Uma curiosidade a mais, Marianne Gravatte é também a modelo que aparece na capa do álbum “Invasion of Your Privacy“. Os demais integrantes do Ratt também aparecem, todos executando a música, enquanto se intercala as cenas de Pearcy e Gravatte.

Por aqui:

No Brasil tanto o clipe de “Lay It Down“, quanto o de “You’re in Love” foram exibidos diversas vezes nos programas Realce da TV Gazeta-SP e Super Special da TV Bandeirantes-SP, o que ajudou a banda ficar muito popular aqui na nossa terrinha. O álbum “Invasion of Your Privacy” a exemplo dos trabalhos anteriores (o LP de estreia “Out of the Cellar” de 1984 e o EP auto titulado de 1983) foi lançado em edição nacional via gravadora WEA com uma ampla distribuição.

Dados:

Lançamento: 6 de junho de 1985.

Direção: Marshall Berle

Ratt:

Stephen Pearcy – Lead vocals

Warren DeMartini – Lead guitar

Robbin Crosby – Lead guitar

Juan Croucier – Bass guitar

Bobby Blotzer – Drums