Clipe Clássico HB: Styx, “Mr. Roboto”

                                                                   “O final de um grande período

Dia do nono capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje, com um vídeo que fez um grande sucesso na época de seu lançamento e elevou ainda mais a popularidade de uma banda costumada com muito sucesso, o Styx, que vinha acumulando posições de destaque nos principais charts mundiais nos últimos anos. O clipe escolhido é “Mr. Roboto”.

Mr. Roboto” é uma canção que foi gravada pela banda de rock Styx para seu álbum de 1983, intitulado “Kilroy Was Here“. Escrito por Dennis DeYoung, o single foi lançado em 11 de fevereiro de 83 e teve como seu lado B a música “Snowblind” (do álbum anterior, “Paradise Theatre”). Uma edição em 45RPM também foi editada para a música “Mr.Roboto”. O álbum tem o nome de um graffiti famoso relacionado com a Segunda Guerra Mundial.

 Vídeo:

O vídeo foi dirigido por Brian Gibson, retrata Jonathan Chance (interpretado pelo guitarrista Tommy Shaw) entrando no Museu do Rock para encontrar Kilroy, e um robô se aproxima. Pouco depois, os robôs transformar-se nos membros do Styx, incluindo um Dennis DeYoung. A letra dizendo “Domo arigato, Mr. Roboto” entrou na cultura popular como bordão, aparecendo em mídias como The Simpsons, Futurama, Archer entre outros tantos seriados.

O Clipe caiu no gosto da audiência da MTV americana e entrou na programação diária do canal. Essa exposição ajudou ao Styx a cativar um público ainda maior, que ajudou a banda a continuar conquistando mais posições de destaque nas principais paradas e obviamente alavancar as vendas do álbum e do single.

A música fala sobre Robert Orin Charles Kilroy (ROCK), na rock ópera “Kilroy estava aqui”. No clipe Kilroy é interpretado por Kilroy pelo tecladista Dennis DeYoung, como sendo um artista de rock and roll que foi colocado em uma prisão futurística pelo “rock and roll misfits” do grupo anti-rock-and-roll Majority for Musical Morality (MMM) e seu fundador, Dr. Everett Righteous (interpretado pelo guitarrista James Young).

O Roboto é um modelo de robô que faz trabalhos braçais na prisão. Kilroy escapa da prisão dominando um guarda da prisão, Roboto e se escondendo dentro de sua concha de metal esvaziada. Quando Jonathan Chance (interpretado pelo guitarrista Tommy Shaw) finalmente encontra Kilroy no final da música, Kilroy se desmascara e diz: “Eu sou o Kilroy! Kilroy!”.

Por aqui:

No Brasil o clipe “Mr. Roboto” passou diversas vezes no programa Som Pop da TV Cultura-SP logo que foi lançado em 1983, graças ao sucesso da música nas rádios jovens da época, como a Cidade e a Jovem Pan 2, ambas emissoras da capital paulista. Essas rádios até a metade dos anos 80 não se limitavam a uma proposta definida em suas programações, sendo possível encontrar uma diversidade, que hoje em dia pode até parecer assustadora. Quem imaginaria uma seleção com Styx, Spandau Ballet, 14 Bis, New Edition, Ritchie e YES na mesma hora? Nessas rádios citadas nessa época era algo absolutamente normal.

Kilroy Was Here” Foi o último álbum de material original lançado pela formação clássica do Styx com a line-up contando com Dennis DeYoung, Tommy Shaw, James “J.Y.” Young, John Panozzo e Chuck Panozzo.

Dados:

Lançamento: 11 de fevereiro de 1983

Direção: Brian Gibson,

Produtora: Styx

Styx:

Dennis DeYoung – lead vocals, keyboards, synthesizer

Tommy Shaw – guitar, backing vocals, vocoder

James Young – guitar, backing vocals, vocoder

Chuck Panozzo – bass guitar

John Panozzo – drums