“Banido pela MTV

Dia do segundo capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje com um vídeo, que se tornaria polêmico – e muito conhecido – graças á direção da MTV americana. Trata-se da versão do Van Halen para o clássico de Roy Orbison, “Oh, Pretty Woman“.

“(Oh) Pretty Woman” é uma canção que foi gravada pela banda americana Van Halen para seu álbum de 1982, intitulado “Diver Down“. Essa música escrita por Roy Orbison e Bill Dees, originalmente foi lançada em agosto de 1964. A regravação do Van Halen chegou ás lojas em fevereiro de 1982, tendo como seu lado B a faixa “Happy Trails“.

Vídeo:

O clipe de “(Oh) Pretty Woman” foi dirigido pelo cantor, David Lee Roth e a produção, coube a própria banda Van Halen. Roth também idealizou todo o enredo, que envolvia os personagens como: um samurai (o baixista Michael Anthony), Tarzan (o baterista Alex Van Halen), um cowboy (o guitarrista Eddie Van Halen), Napoleão e um corcunda (papeis interpretados por Roth).

Foi um dos primeiros vídeos proibidos pela MTV, que estava no ar desde o ano de 1981, devido á sequência de abertura do clipe, onde uma garota cativa (interpretado pelo famoso artista transgênero de Los Angeles, Chrysis) é amarrada e acariciada contra sua vontade por um par de anões.

A música em si era bem menor que as cenas filmadas e para não perder nem uma tomada, a banda resolveu incluiu uma trilha de abertura chamada de “Intruder“. Essa sequencia musical foi escrita as pressas por Roth e a edição realizada em pouco mais de uma hora, segundo o cantor contou em uma entrevista para a revista Sounds em 1982.

O clipe, mesmo não sendo exibido pela MTV, teve grande difusão nos demais canais de TV e programas especializados na época e ajudou a alavancar ainda mais as vendas do single “(Oh) Pretty Woman“, que chegou ao número UM na parada US Billboard Mainstream Rock e na posição número 32 na US Billboard Hot 100. Anos depois a MTV mudou sua prática inicial e o clipe foi exibido no programa “Classic MTV” e também em sua ‘irmã’, o canal VH1.

Por aqui:

No Brasil o clipe de “(Oh) Pretty Woman” passou em várias oportunidades no Som Pop da TV Cultura-SP, principalmente quando se confirmou a vinda do Van Halen ao nosso país no início do ano de 1983. Posteriormente o vídeo também foi exibido nos programas Realce e Super Special (TV Gazeta-SP e TV Bandeirantes-SP, respectivamente), e não houve problema algum em ser veiculado em algumas edições do programa Clássicos MTV, da MTV Brasil.

“(Oh) Pretty Woman” tem a cara do Van Halen: talento musical e muito bom humor, pois é impossível levar o clipe a sério e não dar muitas risadas. As interpretações dos músicos são totalmente ‘canastronas’ (e sensacionais ha ha) e obviamente feitas para nos divertir, o tanto quanto eles também se divertiram fazendo o vídeo clipe. Assim como o cover, que ficou excelente, o clipe também é um clássico.

Dados:

Lançamento: fevereiro de 1982

Direção: David Lee Roth

Produtora: VH

Van Halen:

David Lee Roth – Vocal

Eddie Van Halen – Guitarra

Michael Anthony – Baixo

Alex Van Halen – Bateria