No ápice”

Dia do trigésimo nono capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje vamos falar sobre hard rock apresentando um clipe de muito sucesso na MTV americana no início da década de 90. Estamos falando da banda Warrant do saudoso cantor Jani Lane, que nos deixou muito jovem, aos 47 anos, isso em 11 de agosto de 2011. E nossa escolha não poderia ser outra a não ser o icônico clipe da faixa “Cherry Pie” do álbum homônimo de 1990.

Cherry Pie” é o principal single pertencente ao álbum também intitulado por “Cherry Pie”, sendo esse o segundo trabalho de estúdio da banda de hard rock americana Warrant, e foi lançado em 11 de setembro de 1990 pelo selo Columbia.

O álbum “Cherry Pie” gerou singles de muito sucesso aliados a vídeos clipes de ótima repercussão em diversos canis especializados, sendo eles “I Saw Red”; “Blind Faith“; “Uncle Tom’s Cabin” e a faixa título do disco. O álbum alavancado por tantos cortes de sucesso ingresso em paradas importantes como o Mainstream AlbumTracks na posição número 9 e alcançou a 7ª posição na concorrida Billboard 200. O trabalho foi certificado com duplo disco de PLATINA em sua terra natal, com mais de DOIS milhões de álbuns vendidos.

O single de “Cherry Pie” foi o de maior sucesso e obteve posições importantes nas paradas Canada Top Singles, número 57; UK Singles na posição número 35; número DEZ na Billboard Hot 100 e posição número 19 na Billboard Top Tracks. O corte lançado em 8 de setembro de 1990 teve como lado B de em sua versão principal em 7’ (sete polegadas) a faixa “Thin Disguise“. 

Vídeo:

O videoclipe da música “Cherry Pie” gerou um bocado de polêmica graças ao enredo, que envolvia os membros da banda e a modelo Bobbie Brown. Enquanto Bobbie, sempre usando roupa super provocantes, rebolava, desfilava e a chamava atenção de todos, os músicos tocam e fazem ironias com referências à letra da música (de duplo sentido) em diversos seguimentos. Vale ressaltar que Bobbie Brown se envolveu com Lane logo depois que o vídeo foi filmado e se casou com ele em 1991.

Devido as críticas de grupos puritanos sobre o vídeo ser “ofensivamente sexista” canais como o canadense MuchMusic recusou-se a exibir o vídeo de “Cherry Pie” em sua programação. Milagrosamente o clipe foi um sucesso na MTV americana, entrando com destaque na programação normal da emissora, apesar de várias vezes o canal americano se mostrar conservador. Em meio a tantas controvérsias, é o vídeo mais famoso do Warrant e um dos mais conhecidos do hard rock em si, tanto que a revista ‘Classic Rock’ classificou o clipe da música em 3º lugar em sua lista ‘Os 10 melhores vídeos de Hard Rock de todos os tempos’.

Por aqui:

No Brasil o LP/CD de “Cherry Pie” foi lançado quase que simultaneamente com as edições americanas, As canções “Cherry Pie“, “Uncle Tom’s Cabin” e “I Saw Red” fizeram parte das programações das rádios rock na época.  Os clipes de “Uncle Tom’s Cabin” e “I Saw Red” foram exibidos com frequência na programação da então recém inaugurada MTV Brasil. Já o de “Cherry Pie” entrou como o de maior destaque, sendo exibido desde os primeiros dias de transmissão, diversas vezes nos programas Fúria Metal, Gás Total e na parada diária do canal, o Disk MTV.

Dados:

Lançamento: 8 de setembro de 1990.

Produtor: Jani Lane.

Warrant:

Jani Lane – vocals, acoustic guitar

Joey Allen – guitar, banjo

Erik Turner – guitar

Jerry Dixon – bass

Steven Sweet – drums