Ícones do brutal death metal irão detonar 10 cidades em pedaços
2025 está se preparando para ser outro ano catastroficamente bem-sucedido para o Cryptopsy. A banda mais vil da história do brutal death metal está afiando sua coroa de chifres na esteira de seu álbum vencedor do JUNO Award. No mês que vem, eles farão uma turnê por 10 cidades na América Latina com outras lendas, o Atheist.
“América Latina, vocês estão prontos para serem detonados?“, pergunta o Cryptopsy.
Além de As Gomorrah Burns, a banda tocará músicas do The Book of Suffering e seu álbum autointitulado, que agora estão sendo relançados por seu novo selo Season of Mist.
Cryptopsy 2025 Burnt Into Pieces Latin American Tour w/ Atheist
February 19 – Santiago, Chile
February 20 – Buenos Aires, Argentina
February 21 – Sao Paulo, Brazil
February 22 – Bogota, Colombia
February 23 – San Jose, Costa Rica
February 26 – San Luis Potosi, Mexico
February 27 – Leon, Mexico
February 28 – Guadalajara, Mexico
March 01 – Monterrey, Mexico
March 02 – Mexico City, Mexico
Mais de duas décadas em uma carreira já lendária, Cryptopsy deu início ao triunfante segundo ato da banda. Embora não seja mais um rosto novo, Matt McGachy se estabeleceu como vocalista do Cryptopsy no álbum autointitulado da banda. “Eu me esforcei para tornar meus vocais mais brutais“, lembra McGachy, “mas foi quando comecei a me destacar como letrista de death metal“.
John Levasseur não pegou uma guitarra nos sete anos desde sua saída do Cryptopsy, mas voltou para compor e gravar seu álbum autointitulado. Depois que Levesseur e Mounier começaram a tocar, eles redescobriram o equilíbrio certo entre experimentação jazzística e proficiência técnica brutal. “Ominous” ainda reina como a única música em seus 36 anos de história com uma guitarra afinada, enquanto o futuro grampo do set list “Two-Pound Torch” introduziu seu riff de anzol patenteado e contorcido.
Muitos metaleiros undergrounds remontam o ressurgimento brutal dos canadenses aos dois EPs que eles lançaram em meados da década de 2010. Mas The Book of Suffering sempre foi pensado como uma peça complementar.
A Cryptopsy enquadrou o Tome I em torno do conceito daqueles fobófilos entre nós que infligem sofrimento (incluindo um conto distorcido, mas verdadeiro, de uma viagem de ônibus da Greyhound que deu terrivelmente errado). Enquanto isso, Tome II muda a perspectiva para aqueles que escaparam de seus algozes. “Sire of Sin” – uma fuga arrebatadora de um culto religioso notório – rapidamente se tornou uma presença constante no repertório em constante mutação da banda.
“Estamos muito satisfeitos em anunciar que a Season of Mist está relançando The Book of Suffering“, diz o vocalista Matt McGachy. “Lançamos Tome I e Tome II independentemente antigamente. Desde então, muitas pessoas vêm até nós em turnê perguntando como podem colocar as mãos nesses dois EPs. Agora, pela primeira vez, eles podem obter os dois em um vinil combinado“.