Ontem a nossa amiga e colaboradora Jéssica Mar esteve presente na apresentação da Segunda Parte do Documentário do nosso saudoso Maestro André Matos, confira abaixo como foi.

Aconteceu na noite desta terça-feira, 16 de maio, no The Metal Bar, a première para imprensa e convidados da segunda parte do famoso documentário ‘André Matos – Maestro do Rock‘ – o filme teve uma Première no Summer Breeze Brasil, no mês passado. O documentário conta com 10 horas editadas de conteúdos e milhares de depoimentos, idealizado pelo diretor Anderson Bellini. Está sendo produzido desde 2020 de forma independente e capitalizado por meio de crowdfunding com ajuda dos fãs e apoio da família do Andre, que cedeu uma caixa com cerca de 150 fitas gravadas e inéditas. A demora de 2 anos entre um episódio e outro foi benéfica, pois permitiu a inclusão de mais depoimentos e imagens que enriquecem a história, que é um momento emocionante e saudosista para os fãs e também uma forma de apresentar a história de uma dos maiores cantores de metal.
 
Os fãs se emocionaram com o primeiro episódio do documentário, que teve uma grande estreia no Theatro Municipal em São Paulo, local onde André Matos sonhou em se apresentar. E o segundo dos quatro episódios tem foco na entrada de Andre Matos na Faculdade de Música Santa Marcelina (em São Paulo), onde conheceu os colegas com os quais formaria o Angra. Em 2 horas e 15 minutos, é possível conhecer toda a história da banda Angra, desde o início, integrantes, sucessos, turnês lotadas em vários países, crises internas e a saída de André Matos. Com foco na carreira de Andre Matos nos anos de 1991 até 1999, a segunda parte é rica em depoimentos e consegue resgatar materiais inéditos nunca exibidos.
Além do cantor, os guitarristas Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt falam sobre as fases e causas do rompimento da banda. Também participam com depoimentos os ex-integrantes do Angra André Linhares (guitarra) e Marco Antunes (bateria), o músico e produtor alemão Sascha Paeth, Rob Halford, Timo Tolkki, Gastão Moreira, João Gordo, Andreas Kisser, e muitos outros. Infelizmente o baixista Luís Mariutti e o baterista Ricardo Confessori pediram para retirar seus depoimentos por motivos pessoais e o Antônio Pirani, então proprietário da revista Rock Brigade e do selo Rock Brigade Records, não quis participar. Mas nada impediu a evolução do documentário, de forma justa e explicativa sobre a história de uma das maiores bandas de metal do Brasil.
 
A agenda da tour do Episódio 2 do documentário ‘Andre Matos – Maestro do Rock‘ é grande e irá proporcionar a oportunidade para fãs do Brasil todo assistirem essa história. Depois da Première no Summer Breeze Brasil, o filme será exibido nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Belém, Lençóis Paulista, Fortaleza, Recife, João Pessoa, Rio Verde, Jundiaí, Curitiba, Vitória, Santo André, Bragança Paulista, Belo Horizonte e Palmas. Além dessas datas, haverão exibições especiais nos dias 19 e 20 de maio, em São Paulo, no Teatro J.Safra. Somente nesta data, o público será recebido pelo pianista Thomas Wladek, amigo pessoal do Andre, que vai tocar no piano que o Maestro usou para compor e estudar música em toda sua carreira.
O DOCUMENTÁRIO
O documentário Andre Matos – Maestro do Rock foi idealizado pelo diretor Anderson Bellini e está sendo produzido desde 2020 de forma independente e capitalizado por meio de crowdfunding com ajuda dos fãs e apoio da família do Andre, que cedeu uma caixa com cerca de 150 fitas gravadas e inéditas. O documentário é dividido em quatro partes e vai mostrar como Andre era uma “estrela do rock” que nunca quis ser uma estrela e não temia ter que recomeçar sua carreira do zero, pois nem mesmo o auge e o sucesso eram capazes de segurá-lo.

Com cenas nunca antes vistas – incluindo a última entrevista do artista meses antes de morrer –, “Andre Matos – Maestro do Rock” traça a trajetória do maior vocalista brasileiro de Heavy Metal de todos os tempos, que ficou famoso mundialmente mesmo sendo avesso à fama. O documentário é dividido em quatro episódios e vai retratar em detalhes toda a trajetória do vocalista e abordar todos os momentos de sua carreira – até os mais polêmicos, como a separação do Angra e do Shaman, – dando voz a todos os envolvidos.

O primeiro episódio estreou em 14 de setembro de 2021, dia em que Andre faria 50 anos, no Theatro Municipal de São Paulo. O primeiro filme está disponível para venda em DVD e, após uma parceria firmada com a produtora O2 Filmes, também pode ser visto nas principais plataformas de streaming do país.
Foto por Anderson Hildebrando – Heavy Metal On Line / Metal no Papel)