A banda carioca de metal alternativo Laggus lançou nesta sexta-feira, 9 de agosto, seu aguardado álbum, “Gris“, disponível em todas as plataformas digitais. Cantado em português e autoproduzido, o álbum explora temas profundos como saúde mental e fragilidade emocional.
Confira o disco Gris:
Formada em 2018, a Laggus é composta por Alan Raiol (bateria e backing vocals), Gustavo Ribeiro (vocal e guitarra), Romildo Jr. (guitarra e backing vocals) e Vitor Mansur (baixo). A banda mescla influências de metal alternativo e grunge, criando um som pesado e melódico.
Segundo Gustavo Ribeiro, o conceito de “Gris” busca iluminar assuntos muitas vezes negligenciados ou não levados a sério. “Esperamos que o álbum ofereça conforto e reconhecimento para aqueles que enfrentam dificuldades emocionais. A estética do álbum, com tons de cinza e imagens que refletem o significado das músicas, complementa o conteúdo lírico e sonoro. Influências de metal alternativo, nu metal e elementos sinfônicos permeiam as faixas, refletindo nosso interesse pela mente e comportamento humano, além de contarem com a contribuição direta de um psicólogo entre nós.“
O álbum “Gris” conta com dez faixas que abordam diferentes aspectos de um colapso emocional: “O Pânico”, “Mais uma vez (O Trauma)”, “Fora do Lugar (O Autoquestionamento)”, “Ilusão (A Decepção)”, “O Tempo (O Arrependimento)”, “Estado de Choque (A Queda)”, “Um pouco de paz (O Desespero)”, “Lente Cerebral (A Medicação)”, “3 A.M. (A Insônia)” e “Brisa (O Delírio)”.
Sobre a Laggus
Fundada em 2018, a Laggus propõe um metal alternativo com inspirações de grunge. O grupo teve início quando Gustavo Ribeiro, recém-chegado a Campo Grande, procurava por músicos interessados em formar uma banda. Após vários encontros e formações temporárias, Gustavo e Alan Raiol se encontraram em 2017.
Em 2019, Gustavo retornou à Ilha do Governador e, incentivado por Alan, decidiu dar uma nova chance ao projeto. Foi então que, através de um grupo no Facebook, Gustavo conheceu Vitor Mansur. A conexão se solidificou com a entrada de Romildo Jr., amigo de infância de Vitor, formando a atual composição da banda no final de 2019.
A banda enfrentou a pandemia de 2020 compondo e gravando seu primeiro EP, “Limiar”, de forma caseira. Seguiram com lançamentos como “Habitual” (2021) e “Perene Inércia” (2022), acompanhados de videoclipes e lyric vídeos.
Laggus Online: