Tão lindo quanto só os pesadelos podem ser.
“Sweden Rock”
As grandezas suecas de melancolia pesada, Katatonia, retornam com Nightmares as Extensions of the Waking State, com lançamento previsto para 6 de junho de 2025 pela Napalm Records. Mais uma vez, a unidade sediada em Estocolmo navega magistralmente na corda bamba entre a escuridão noturna e o desespero escandinavo, enquanto sutilmente tece uma sensação de esperança no coração do ouvinte. Nightmares as Extensions of the Waking State marca o próximo passo na evolução do Katatonia, construindo sobre a fundação de seu álbum anterior, Sky Void of Stars (2023) e também é uma introdução aos seus dois novos guitarristas. O Katatonia em 2025 é composto pelo vocalista e membro fundador Jonas Renkse, o baixista Niklas Sandin, o baterista Daniel Moilanen e os guitarristas Nico Elgstrand e Sebastian Svalland.
Com o single principal do álbum “Lilac“, revelado hoje, o Katatonia oferece um primeiro vislumbre do que os fãs podem esperar do novo disco. A faixa mostra os vocais inconfundíveis de Jonas Renkse entrelaçados com ritmos hipnóticos, riffs pesados e elementos progressivos. Acompanhado por um videoclipe oficial atmosférico, “Lilac” fala direto ao coração, provando a habilidade incomparável do Katatonia de atrair os ouvintes para um turbilhão de emoções emocionantes.
Jonas Renkse acrescenta: “Estamos orgulhosos e animados em anunciar nosso novo álbum, Nightmares as Extensions of the Waking State, que será lançado pela Napalm Records em 6 de junho. Como sempre, essas músicas são as histórias que prosperam no canto do olho, obscurecidas pela luz, mas esperando para ganhar vida no crepúsculo de nossa existência mórbida. Por favor, aproveite o primeiro aroma – ‘Lilac’.“
Assista abaixo o clipe para Lilac:
Em Nightmares as Extensions of the Waking State, a produção cristalina destaca a interação entre silêncio e intensidade, enquanto o contraste de riffs pesados, delicadas harmonias de guitarra, sintetizadores etéreos e nuances atmosféricas criam uma tensão cativante. Faixas como “Thrice” e “Warden” pulsam com energia dinâmica, uma peça quase cerimonial, “Wind of No Change”, mescla texturas eletrônicas sutis com as paisagens sonoras enigmáticas do Katatonia, enquanto “Temporal” equilibra fragilidade e força – seus versos intensos culminam em um refrão crescente e emocionalmente carregado. O de tirar o fôlego “Efter Solen” (inglês After the Sun), com letras suecas, evoca ecos da coleção de contos de Jonas Eika de 2018, com instrumentação minimalista, mas marcante.
Para garantir uma cópia de Nightmares as Extensions of the Waking State, clique na capa abaixo:
Mesmo depois de mais de 30 anos, o Katatonia continua a redefinir o espectro emocional de seu gênero, alternando sem esforço entre vulnerabilidade assombrosa e arte imponente. Com paisagens sonoras que evocam distopia, demônios internos, pureza e beleza, Nightmares as Extensions of the Waking State é um testamento de seu brilho duradouro. O álbum foi produzido por Jonas Renkse, gravado por Lawrence Mackrory na NBS Audio e The City of Glass, mixado por Adam Noble e masterizado por Robin Schmidt na 24-96 Mastering.
Nightmares as Extensions of the Waking State tracklist:
1. Thrice
2. The Liquid Eye
3. Wind of no Change
4. Lilac
5. Temporal
6. Departure Trails
7. Warden
8. The Light Which I Bleed
9. Efter Solen
10. In the Event of
KATATONIA é:
Jonas Renkse – Vocal
Niklas Sandin – Baixo
Daniel Moilanen – Bateria
Nico Elgstrand – Guitarra
Sebastian Svalland – Guitarra
KATATONIA online:
HOMEPAGE
FACEBOOK
INSTAGRAM
TWITTER
NAPALM RECORDS