A cidade de Niterói sempre teve um cenário forte e com nomes bem conhecidos pelo estado, a cidade também já figurou como um local pungente para o Underground “do outro lado da Baía de Guanabara“, mas de uns bons anos até hoje, a cidade esporadicamente recebia shows e sempre eram mais para a região do Centro da cidade ou para a Região Oceânica.
Isso está para mudar neste final de semana, já que a Zona Norte da cidade, no bairro do Fonseca, o festival Peixoto Pro Rock irá acontecer, na recém inaugurada Casa de Cultura Cauby Peixoto, que recebe o nome do ilustre Niteroiense, que em registro, gravou em 1957 Rock ‘n’ Roll em Copacabana”, o primeiro música de rock com letra em português. Ocupar espaços sempre foi necessário e para os artistas que tocarão nesse evento, é ainda mais especial. O baixista e vocalista do Ogan, Felipe Teixeira, nos relata:
“A importância desse evento para Niterói é gigante, pois recoloca a cidade no mapa de eventos do estado, além de mostrar que a Cultura Underground continua viva e ativa na cidade, não somente em nossa capital. Esse será o primeiro show da minha banda e poder tocar em uma palco na minha cidade é ainda mais gratificante.”

Divididos em dois dias, sábado 27 e domingo 28 desse mês, o Festival Peixoto Pro Rock olha para o cenário local e valoriza as bandas locais, que tem, em sua maioria um trabalho mais autoral do que cover, o que já é um grande avanço.
As bandas Recuse e Resiste, Ogan, Contracorrente, Klitoria, Diva Undergoth, Los Mendes, Hard Point e Morzis dividiram esses dias de evento, trazendo a cidade de volta ao foco dos eventos do Underground Carioca, mostrando ao público um novo espaço e bandas novas com sede de crescimento e vontade de fazer música! Vejam abaixo algumas músicas das bandas que estarão no festival.
A realização do festival é fruto de uma parceria orgânica com o Estúdio da Salvação, atual catalisador da cena musical niteroiense, que será responsável pela sonorização e pelo registro multicanal das apresentações, garantindo a qualidade técnica e fortalecendo a cadeia produtiva local. O evento conta com o apoio do tradicional selo Astronauta Discos, que em 2026 completa 27 anos profissionalizando novos talentos da música. (FONTE: O Dia)
Datas: 27 e 28 de junho
Local: Casa de Cultura Cauby Peixoto – Fonseca, Niterói
Abertura da casa: 16h
Início dos shows: 17h
Última banda: 20h
Classificação: maiores de 12 anos acompanhados dos pais
Ingressos: Peixoto Pro Rock

