A banda de grindcore Pútrido lança nesta sexta-feira (10 de fevereiro) o EP de estreia ‘Justiça?‘. Formada na cidade de Mauá por integrantes do Desalmado e Aftermath, a banda começou em 2011 como um projeto e iniciou as gravações de ‘Justiça?’ em 2014. Diversos problemas com as gravações fizeram com que o projeto ficasse na gaveta por vários anos até que, em 2019, o guitarrista e vocalista Bruno Teixeira resolveu finalizar as gravações com o produtor Junão Ferreira, que tocou baixo no disco.

Para o lançamento de ‘Justiça?‘, Pútrido também preparou um videoclipe para a música ‘Flagelo‘, que pode ser assistido no canal da banda no YouTube. O clipe foi produzido em 2021, ainda sob restrições causadas pela pandemia da COVID-19.

•Assista abaixo:

Ouça o EP ‘Justiça?’

De acordo com Bruno, virou questão de honra finalizar as gravações do EP. “Nós tivemos problemas com as gravações que fizemos em dois estúdios, perdendo diversos trechos que já tinham sido registrados. O Junão se dispôs a nos ajudar a finalizar o processo no estúdio que ele tem no quarto de sua casa. Se não fosse pela ajuda dele e pela minha insistência, o EP poderia se chamar ‘Democracia Mauaense'”, brinca o músico, que também é baixista do Desalmado, comparando ‘Justiça?’ ao disco “Chinese Democracy”, do Guns ‘n’ Roses, que levou mais de uma década para ser finalizado. “Pena que não tivemos o mesmo orçamento do Guns“, completa o músico.

Completam a formação do Pútrido o vocalista Carlos Silvério e o baterista Anderson Leonardo. A banda decidiu que só participariam do EP pessoas que tivessem alguma relação com a cidade de Mauá. “Acabou virando parte do conceito da realização do EP. Cheguei a convidar algumas pessoas de fora para participar, mas sempre acontecia alguma coisa e acabava não rolando. Resolvemos, então, que seria um disco ‘Made in Mauá’“, conta Bruno.

A capa de ‘Justiça?‘ foi feita pelo artista Bruno Abbate, que realiza trabalhos para bandas como Angry e o próprio Desalmado. A mixagem foi feita por Junão Ferreira e a masterização por Diego Armando, vocalista e baixista do Angry. Diego também tocou baixo e gravou vocais em ‘Júri Popular‘, faixa que encerra o EP.

‘Justiça?’ está disponível nas plataformas de streaming e no Bandcamp do Pútrido, mas Bruno revela que está trabalhando no lançamento físico do material. “Depois de tanto tempo, a gente acha que o trabalho merece sair em algum formato físico. Estamos entrando em contato com alguns selos para viabilizar este lançamento. A gente também pretende fazer alguns shows este ano e trabalhar num álbum completo para ser gravado no começo de 2024”, finaliza o músico.

Sobre o Pútrido

Formado na cidade de Mauá em 2011, Pútrido é uma banda de grindcore formada por integrantes das bandas Desalmado e Aftermath. Após um hiato iniciado em 2014, o guitarrista e vocalista Bruno Teixeira retomou as atividades da banda para finalizar as gravações do EP ‘Justiça?’, lançado em 2023. Além de Bruno, que também é baixista do Desalmado, completam a banda Carlos Silvério nos vocais e Anderson Leonardo na bateria, ambos do Aftermath. O produtor Junão Ferreira gravou o baixo no trabalho de estreia da banda.

Ficha técnica de Justiça?

Produzido por Junão Ferreira e Bruno Teixeira
Gravado por Junão Ferreira no Morrosound Estúdios, Estúdio Cubículo e Zaíra Records em Mauá, São Paulo – Brasil
Mixado por Junão Ferreira no Estúdio Cubículo
Masterizado por Diego Armando
Baixo e vocais adicionais em “Júri Popular” por Diego Armando
Arte da capa por Bruno Abbate

Pútrido é:

Bruno Teixeira – Guitarra e vocais
Carlos Silvério – Vocais
Anderson Leonardo – Bateria

Redes sociais e contatos
Bandcamp: https://grindputrido.bandcamp.com
Instagram: https://www.instagram.com/putridogrind
YouTube: https://www.youtube.com/@putridogrind
Facebook: https://www.facebook.com/PutridoGrind
Twitter: https://twitter.com/putridogrind
EP ‘Justiça?’ nas plataformas digitais: https://onerpm.link/764341282791