Para minha surpresa, eis que recebo esse disco de uma banda londrina, da qual eu nunca tinha ouvido falar. E caso você também não conheça, agora é a hora de conhecer e escutar com atenção esse trabalho. ‘A Fine Game Of Nil’ é primeiro álbum em 12 anos da banda Damim, lançado pela Apocalyptic Witchcraft Recordings.

Este é o terceiro álbum, depois de uma ligeira mudança de nome (que inicialmente era “Dam“). E a banda vem sendo elogiada pelo mundo todo, até por grandes músicos da cena do metal. E não é para menos, pois é nítido o talento do Damim e toda a força que foi colocada neste trabalho.

Eu comecei a ouvir esperando um som mais pesado com vocal gutural estilo Cannibal Corpse – que não faz meu estilo -, mas para minha agradável surpresa, a banda mescla alguns estilos, e é difícil definir um único. Podemos dizer que há referências de death metal oldschool, alguns dizem que está mais para technical death, outros chamam de Blackened Death Metal. Mas o disco conta com uma leve pitadinha de thrash metal em algumas músicas. Com bateria explosiva, guitarras rasgadas e vocais arrastados, a banda me conquistou com essa mistura sem medo de ousar.

O disco começa com a faixa “In A Language They Understand“, uma maneira infalível de chamar a atenção do ouvinte, explicando tudo que citei no parágrafo anterior. Nessa faixa, a mistura de death-black é maravilhosa. No decorrer do disco, Nathanael Underwood mostra seu talento e voz potente que traz desde vocais melódicos e limpos entre seus grunhidos de death metal, como na faixa “Descendent Of Amalek“, até vocais mais inspirados em black metal como na “Body Is Broken“.

‘A Fine Game Of Nil‘ foi uma excelente maneira para o Damim voltar aos holofotes e levar seu death metal com visão de futuro para o mundo onde eles merecem estar.  Mostraram grande profundidade na composição e conseguiram mudar de estilo de uma faixa pra outra de uma maneira tão perfeita, que é impossível não elogiar este trabalho.

Nota: 4/5

Faixas:
1. In a Language they Understand
2. Descendant of Amalek
3. Beyond the Call of Emptiness
4. Something for the Weakened
5. NecroKino
6. Body Is Broken
7. Rising of the Lights
8. Existential Epiphany Within a Waking Dream
9. All I Want to Know Is How It Ends

Formação:
Nathanael Underwood – Vocais e guitarras
Flow Toulman – Bateria
Faust Perez – Baixo
Edd Amos – Guitarras