Esse é pra mim, ainda o disco mais coeso e melhor composto dessa nova fase do Enslaved, essa fase no qual o Progressivo e o Black Metal conversam, essa duradoura fase no qual limites foram completamente quebrados e destituídos nessa “seara” no qual a banda participa.
Riitiir foi gravado na época por Herbrand Larsen » Teclados, Órgão, Vocal (limpo), Ivar Bjørnson » Guitarra, Teclados, Backing Vocals, Grutle Kjellson » Vocal (líder), Baixo, Arve Isdal » Guitarra (líder) e Cato Bekkevold » Bateria e conta com a participação do atual baterista Ivar Sandoy na produção do disco. A sonoridade de Riitiir é esplêndida e a frente o seu tempo, unindo não somente o peso, com passagens de guitarras com menos peso e distorção, criando climas monumentais, como ouvimos em Death in the Eyes of Dawn. O disco abre de forma grandiosa com Thoughts Like Hammers, dando início ao Ritual de se aprofundar e conhecer ainda mais esse disco, que é fácil de ouvir.
Veilburner, a terceira faixa do disco é outra obra de arte, com um riff mais aberto, maravilhosamente bem composto por Ivar e com o contraste das vozes de Grutle e Henbrand aqui que são belíssimos em diversos sentidos. Essa música por anos foi a minha predileta do disco e re-escutando para essa resenha me retorna o sentimento de ouví-la pela primeira vez, linda!!
Roots Of The Mountain, a faixa título Riitiir, Materal e Storms Of Memories também são faixas que mostram como a banda estava, e se mantém, em sua melhor fase, com composições desafiadoras e de uma força gigante. Mas, não tem como, a faixa que encerra o disco, Forsaken, é para mim a obra prima desse discaço, com uma introdução de teclado com um som que te remete a séculos atrás, a composição dela une tudo de melhor do disco e entrega em um encerramento apoteótico.
Esse disco eu considero obrigatório na coleção de qualquer headbanger que se preze, pois ele vai te obrigar a transpor os seus limites e se conectar com um disco que é perfeito e mesmo com 12 anos de lançado, ainda soa atual e muito gostoso de ouvir, “em uma sentada” no sofá com uma boa gelada, ou um vinho se preferir.
NOTA: 5 / 5
LINK PARA COMPRA: https://www.lojashinigamirecords.com.br/p-9500203-Enslaved—RiitiiR