Sempre surpreendendo.

Joe Satriani, um dos guitarristas mais respeitados de todos os tempos, está de volta com outro álbum sensacional chamado “Shapeshifting”. É difícil acreditar que este seja o seu 18º álbum – como o tempo passa… – e o mais legal é que este CD não se parece nada com nenhum de seus antecessores. Se o objetivo do professor era que cada música soasse muito diferente umas das outras, ele conseguiu isso. Satriani consegue sempre se destacar, pois onde muitos de seus contemporâneos parecem produzir os mesmos álbuns como se fosse material reciclado, Joe sempre encontra uma maneira de manter as coisas novas e criativas.

Aos 62 anos, Satriani parece não ter planos de desacelerar uma carreira mega platinada, com turnês esgotadas e algumas das músicas de rock instrumental mais aclamadas da historia da guitarra. Após seus lançamentos mais recentes, como o “Shockwave Supernova” de 2015 e “What Happens Next” de 2018, Satriani aposta que seu novo álbum irá agradar seus fãs.

A faixa “Shapeshifting“, que abre o álbum, é uma bela música e imediatamente define o tom deste trabalho com um ótimo ritmo entre a bateria e o baixo. A guitarra entra e rapidamente ajuda a criar uma atmosfera limpa através de suas linhas principais e solos. Já “Big Distortion” faz jus ao nome, confira. A faixa seguinte “All For Love” é uma daquelas músicas melódicas que só o Satriani sabe produzir. Tem sua assinatura.

Ainda gostaria de destacar mais duas faixas: a eclética “Ali Farka, Dick Dale, An Alien And Me” com seu ritmo que é uma mistura de world com surf music, que faz uma combinação que funciona perfeitamente. Outro destaque é “Perfect Dust“, que é um emocionante blues e Joe sabe como transmitir sentimentos em sua música.

No geral, esse novo trabalho de Joe Satriani é uma mistura altamente direta e interessante de músicas instrumentais de rock, com uma bela inclusão de novos elementos, que se encaixa perfeitamente com o resto de sua refinada discografia. Os fãs vão adorar, é claro, mas mesmo você que insiste em ouvir apenas os primeiros discos do professor, não vai se arrepender com o momento atual do mestre. Confira.

Nota: 4/5

tracklist:

1.Shapeshifting

2.Big Distortion

3.All For Love

4.Ali Farka, Dick Dale, An Alien And Me

5.Teardrops

6.Perfect Dust

7.Nineteen Eighty

8.All My Friends Are Here

9.Spirits, Ghosts And Outlaws

10.Falling Stars

11.Waiting

12.Here The Blue River

13.Yesterday’s Yesterday

Banda:

Joe Satriani – Guitarra

Kenny Aronoff – Bateria

Chris Chaney – Baixo

Eric Caudieux – Teclados