“Colocando o AOR em alta”

A primeira vez que ouvi falar do Lionheart foi em 1985 em uma edição ainda no formato fanzine da Rock Brigade e claro que o que me chamou atenção naquela época foi ver o nome do ex-Iron Maiden Dennis Stratton na formação da banda . De lá para cá foram lançados apenas mais dois álbuns, “Unearthed-Raiders of the Lost Archives” em 1999 e mais recentemente “Second Nature” que é de 2017.

The Reality of Miracles” contém treze novas músicas em que o Lionheart usa toda a sua experiência para tornar este álbum um bom trabalho. E know-how não falta para mr.Stratton e seus companheiros de banda: Steve Mann guitarrista e tecladista que também trabalha com Michael Schenker, o baixista Rocky Newton (McAuley Schenker Group), o baterista Clive Edwards (UFO, Wild Horses, Uli Roth) e o cantor Lee Small (Shy e Phenomena). Juntos, esse quinteto figura entre os pesos pesados do AOR mundial facilmente.

O álbum que transita entre o AOR e hard melódico, soa muito sólido e com uma alma de causar inveja a bandas mais jovens, pois todas as faixas conseguem refletir uma confiança e uma determinação que só quem realmente acredita no que faz pode demonstrar. 

Após uma breve intro chamada “Salvation”, temos a bela “Thine is the Kingdom” que começa com um forte backing seguido por um refrão compartilhado de guitarra e teclado, que já dá uma amostra da excelência técnica que nos espera. A produção é nota 10, cada instrumento tem seu merecido destaque e o refrão, que é o mais puro AOR, absorve o ambiente completamente. Um pouco mais acelerada, “High Plains Drifter”, coloca em evidência todo o talento do cantor Lee Small, muito conhecido dentro do estilo, e que se mostra bem a vontade conduzindo linhas vocais altíssimas.

 A faixa-título é um tanto suave, mas tudo funciona tão bem, com tanta tranquilidade, que a melodia acaba por se tornar bem animadora e positiva. Para obter o contra ponto é hora de acelerar muito com a ótima “Five Tribes” e seus bumbos em alta rotação, rifes pesados e sequencia de solos para orgulhar qualquer fã de da Donzela de Ferro que acompanhe mr. Stratton. O refrão possui uma imensa energia e é contagiante. Uma das melhores faixas do disco.

Sabe aquelas baladas com variações que crescem no refrão e no solo e transbordam inspiração? Pois bem, “Behind the Wall” está entre elas, pois é uma música belíssima e que ainda por cima conta com um coro sensacional e emocionante na parte final. “All I Want is You” explora uma linha revigorante, que tem muito de Danger Danger e Dawn Yankees, por sua animação. “Windows” tem uma vibe totalmente pop em sua linha principal, o que é bom, pois as rádios AOR americanas proporcionam sempre uma grande exposição e essa faixa é talhada para elas.

A intro de “Kingdoms of the East” é bem elaborada e prepara o terreno para uma nova faixa com andamento um pouco mais acelerado e com o destaque totalmente voltado para as alternâncias nos vocais, que fortalece a ideia que todos na banda cantam muito bem. “Outlaws of the Western World” adiciona um hard rock elegante e muita melodia nas linhas vocais e backings, que definitivamente a essa altura pode ser apontada como a  principal característica do álbum.

Overdrive” mantém o padrão do estilo AOR apresentado pelo Lionheart em alto nível e “The First Man” traz mais uma vez aos holofotes mr. Stratton com rifes contundentes e um solo de tirar o fôlego, rápido e preciso. Fechando o disco a intensa “Still it Rains on Planet Earth” com intro em narrativa e sobrando criatividade em seu arranjo.

Como é bom ouvir um álbum como esse que é super bem produzido, músicos muito acima da média e muita inspiração em suas composições. A concorrência dentro do nicho do AOR é sempre com o sarrafo nas alturas, mas com trabalhos como “The Reality of Miracles“, certamente o Lionheart vai estar alinhado entre os protagonistas do estilo. Confira.

Nota: 4/5

Tracklist:

  1. Salvation
  2. Thine Is the Kingdom
  3. High Plains Drifter
  4. The Reality of Miracles
  5. Five Tribes
  6. Behind the Wall
  7. All I Want Is You
  8. Widows
  9. Kingdom of the East
  10. Outlaws of the Western World
  11. Overdrive
  12. The First Man
  13. Still It Rains on Planet Earth (Lacrimosa)

Lionheart:

Dennis Stratton – guitarra

Steve Mann – guitarra e teclado

Rocky Newton – baixo

Clive Edwards – bateria

Lee Small – vocal

Fique ligado:

www.lionheart-music.com

www.facebook.com/lionheartrock