Canções de puro sentimento.

Se você pensa que a voz e guitarra do lendário Triumph, limitou-se apenas a essa grande banda canadense, está muito equivocado. Rik Emmett ao longo dos anos colecionou diversos álbuns solo, além de participar de outros projetos de imensa qualidade, sempre se valendo de muita variedade e sentido eclético em suas composições, flertando com o jazz, blues, folk e rock.

Os fãs já sabem que Rik não pretende mais encarar a vida da estrada, com viagens e hotéis, preferindo sim cuidar da sua qualidade de vida. Mas o músico também já declarou que apesar disso, sua criatividade não estava se aposentando. E graças a isso podemos comemorar o trabalho recente desse fantástico artista com essa obra chamada “FOLK SONGS FOR THE FAREWELL BONFIRE” ou simplesmente “The Bonfire Sessions”.

Todas as músicas, divididas em grupos de seis, foram compostas e executadas exclusivamente por Emmett, com Steve Skingley sendo o responsável pela engenharia e respeitando a distância por causa do C-19. As faixas foram divididas em três partes, que já estão disponíveis para download no site oficial de Rik Emmett, no formato convencional MP3 [320Kbps (16bit/44.1kHz) – Hi Quality MP3] e em dois formatos de alta resolução. O FLAC (Free Lossless Audio Coding) é um formato de codificação de áudio digital sem perdas, que pode compactar um arquivo de áudio em até 60% do seu tamanho original. Quando descomprimido, torna-se uma cópia idêntica dos dados de áudio originais e estão a disposição, como dissemos a pouco, em dois formatos de alta resolução: 24bit/44kHz e 24bit/96kHz, proporcionando a melhor qualidade digital possível.

Além das canções para download pago, o fã vai encontrar no site oficial do cantor inteiramente grátis: as letras, trechos das músicas e um comentário com particularidades sobre cada uma das faixas. Tudo isso em https://www.rikemmett.com .

Já em sua antiga banda, Emmett sempre deu importância para a parte lírica das composições e ao abraçar um desafio como “The Bonfire Sessions”, já era de se esperar que o lado poeta do músico tivesse uma alta consideração. Em sua busca pela inspiração Emmett contou com a influência de grandes nomes como Bob Dylan, Tom Petty, Bruce Springsteen, Tom Cochrane, Paul Simon, Johnny Mercer, Jimmy Webb e Neal Hefti.

O clima intimista criado com as interpretações de Emmett chega ao ponto de quase materializar-se durante as audições, como se o próprio músico estivesse tocando e cantando suas canções na sala de estar do ouvinte.

Em um trabalho singular como esse citar os principais destaques é uma causa que só pode ser justificada pelo puro gosto pessoal de cada ouvinte e eu não vou fugir a esse desafio.

A começar pela faixa “Across the Great Divide”, que possui belos acordes que convidam o ouvinte a se aprofundar na melodia e prestar atenção na letra da canção, que é muito atual. Proporcionado pelo som límpido de uma Telecaster (seria uma Gibson?) o tom em “Flavour of the Month Club” possui uma levada jazzística e criativa, que agrada aos ouvidos logo nos primeiros acordes. Já em “Around These Parts”, Rik sobe o tom de sua voz em um faixa que conta com as melhores características que o folk pode proporcionar em uma melodia, que é repleta de sentimento.

Coldest Night of the Year” é uma das faixas mais belas do trabalho e segundo o músico, a melodia é como se fosse uma música folclórica em meio a uma valsa. O arranjo é singular, soando delicado e sofisticado ao mesmo tempo. As levadas mais abertas com o violão proporcionam outro grande momento em “The Way She Goes”, com a voz privilegiada de Rik se destacando mais uma vez. Com rifes incisivos com a alma do mais puro blues, Rik nos apresenta a forte “Learn to Let Go” e sua letra, interrogativa, que simboliza bem as nossas escolhas. E não posso deixar de citar “Bounce Up” com seu clima otimista e em alto astral, uma típica melodia que te ajuda a se levantar diante de problemas e seguir em frente.

Acredito ser totalmente compreensível outro ouvinte que se propuser a fazer o mesmo e escolher suas favoritas, optar por outras e ter sua razões próprias, pois o trabalho em um todo se equivale, com composições inspiradas e de muito bom gosto.

A aposentadoria de Mr. Emmett pode tê-lo tirado da estrada, mas se render trabalhos desse nível os fãs não vão ter do que reclamar. E quem sabe as surpresas que Rik Emmett ainda esconde nas mangas para futuros projetos e novos álbuns?  Pois artistas com tanto amor pela música jamais deixam de expressar seu talento, mesmo que de formas diferentes. Confira.

Nota: 4,5/5

Setlist:

Part 1

1 – Across the Great Divide

2 – Bells of St. Raphael’s

3 – Everything Is Gonna Be Alright

4 – Flavour of the Month Club

5 – Right Here Right Now

6 – Around These Parts

Part 2

1 – King of Rock & Roll

2 – Coldest Night of the Year

3 – Love Love Love

4 – Blue Sky Train

5 – The Maybe In Between

6 – The Way She Goes

Part 3

1 – The Tide of Times

2 – Learn to Let Go

3 – Bounce Up

4 – Takes All Kinds

5 – Story of Your Life

6 – Limerick Song

Fique ligado:

https://www.facebook.com/rikemmettnetwork