Power Trio clássico

Depois de lançar seu álbum de estreia autointitulado no início de 1970, John Jones e Terry Rowley deixaram o Trapeze e coube aos três membros restantes, Mel Galley, Glenn Hughes e Dave Holland, dar continuidade e eles não perderam tempo, pois no mesmo ano lançam o fantástico “Medusa”, que vai completar 50 anos no próximo mês de novembro.

Na verdade o power trio deve ter é comemorado as mudanças, pois eles estavam ansiosos para explorar a estrada que estava sendo pavimentada na música pesada por Purple, Sabbath e Led no início dos anos 70 , deixando de lado o folk e a cultura hippie. Hughes, um confesso admirador da gravadora Motown, estava desenvolvendo um estilo muito mais descolado de tocar baixo, mesclando a levada do funk com a distorção do rock. Seu jeito de cantar muito mais emocionante do que a maioria dos outros cantores de rock da época, era também um diferencial. A banda ainda contava com os rifes pesados  proporcionados por Mel Galley, que no futuro iria integrar o Whitesnake e a bateria firme de Dave Holland, que em 1980 se juntaria ao Judas Priest.

Todas essas características faziam o Trapeze uma espécie de mistura bem sucedida entre o peso do Blue Cheer e a classe do Free. “Medusa” foi instantaneamente declarado um clássico pela imprensa musical daquela época e adorado por inúmeros fãs da boa música ao redor do mundo.

Nessa reedição via Cherry Red temos um álbum triplo onde o primeiro CD é o disco normal com os já conhecidos destaques como “Black Cloud“, “Your Love Is Alright” e “Seafull“. Na segunda bolacha temos logo de cara duas edições diferentes de “Black Cloud“, depois uma série de canções gravadas ao vivo intituladas “Live in Flushing, NY, 1971”, em um excelente registro, tanto musical como na qualidade do som, diga-se. E ainda nessa mesma mídia temos duas faixas tiradas do programa “Pop Worshop” da TV em 1970, sendo elas as canções “Makes You Wanna Cry” e “Medusa“. Já o terceiro CD é definido como um bônus e composto por cinco versões gravadas ao vivo no ano de 1971.

Esse álbum do Trapeze é item obrigatório na prateleira de qualquer apreciador de música pesada. Caso não tenha sua cópia ainda, essa é uma ótima oportunidade para conhecer uma excelente banda em um trabalho magnífico e curtir todo talento de Mr. Glenn Hughes nos tempos pré-Deep Purple.

Nota: 5/5

CD 1:

1.”Black Cloud ” 

2.”Jury” 

3.”Your Love Is Alright” 

4.”Touch My Life” 

5.”Seafull” 

6.”Makes You Wanna Cry” 

7.”Medusa” 

CD 2:

1.”Black Cloud” (stereo)

2.”Black Cloud” (Mono)

3.”Makes You Wanna Cry” (Pop Worshop TV 1970)

4.”Medusa” (Pop Worshop TV 1970)

5.”Black Cloud (Live in Flushing, NY, 1971)

6.”Jury” (Live in Flushing, NY, 1971)

7.”Your Love Is Alright” (Live in Flushing, NY, 1971)

8.”Touch My Life” (Live in Flushing, NY, 1971)

9.”Seafull” (Live in Flushing, NY, 1971)

10.”Makes You Wanna Cry” (Live in Flushing, NY, 1971)

11.”Medusa” Live in Flushing, NY, 1971)

CD 3:

1.”Black Cloud” (Live ‘71)

2.”Jury” (Live ‘71)

3.”Makes You Wanna Cry” (Live ‘71)

  4.”Touch My Life” (Live ‘71)

 5.”Medusa” (Live ‘71)

Trapeze:

Mel Galley – guitar, vocals

Glenn Hughes – bass, piano, vocals

Dave Holland – drums