O canal do YouTube HEAVY CULTURE conversou com Brian Ross, lendário vocalista inglês das bandas Blitzkrieg e Satan, ícones do Heavy Metal britânico. Com mais de 40 anos de serviços prestados ao Metal, o vocalista também fez parte das primeiras demos do Avenger, e embora não tenha gravado o disco de estreia, “Blood Sports”, lançado em vinil pela Neat Records em 1984, anos depois teve uma faixa gravada por ele no track list do álbum, com a inclusão da faixa “Too Wild to Tame”, de demo homônima de 1982. Ao longo dos anos o álbum recebeu diversas versões, inclusive uma brasileira, lançada em 2002 pela Frontline. As trajetórias do Blitzkrieg e Satan estão inteiramente interligadas, vide o cover que o Blitzkrieg gravou de “Pull the Trigger” no álbum “A Time of Changes”, de 1985.

O staff do HEAVY CULTURE bateu um papo com o vocalista no dia 21/06, onde Ross contou curiosidades sobre a NWOBHM, a história do Blitzkrieg, novidades do Satan, e muito mais, iniciando sobre o que ele vem fazendo recentemente: “Eu estava ensaiando com o Blitzkrieg, onde estamos dando os toques finais nas músicas do novo álbum, que esperamos começar as gravações em breve”. Sobre a recepção do novo álbum do Satan, intitulado “Earth Infernal”, Ross mostrou-se satisfeito: “a resposta para o novo álbum foi fantástica. Nunca acreditei que seria tão bom quanto é, a resposta foi absolutamente maravilhosa e é bom lançar um novo álbum depois da pandemia”. O Satan, que desde seu retorno em 2011 mantém a mesma formação, curiosamente a formação clássica da década de 1980, também foi assunto do papo: “É brilhante, quero dizer, você sabe que quando nos reunimos simplesmente funciona, não temos que forçar nada, nos reunimos, começamos a ter algumas ideias, a escrever músicas, a colocar as letras e isso funciona e é ótimo trabalhar com os caras. É fácil trabalhar com os caras, trabalhamos juntos há tanto tempo agora, e é tão natural, porque ainda são as mesmas cinco pessoas, isso torna muito mais fácil”.

Questionado sobre o fato de o Metallica idolatrar o Heavy Metal britânico desde seus primeiros dias e da atitude da banda em sempre falar sobre as bandas inglesas e divulgá-las usando suas camisetas e gravando suas músicas, Ross comentou: “Eles realmente tentaram soar como uma banda de Metal britânica e eu acho que de muitas maneiras eles conseguiram fazer. Eles são uma das bandas de Heavy Metal mais bem sucedidas de todos os tempos, são caras adoráveis, eu os encontrei várias vezes, eles são pessoas legais, e sim, eles sabem que empurraram sua causa para o Heavy Metal britânico. Eles ainda tocam “Blitzkrieg”. Eles tocam “Blitzkrieg” em uma noite e então na noite seguinte eles tocam “Am I Evil?”. Isso é brilhante, é fantástico. Atrevo-me a dizer que “Blitzkrieg” não é a melhor música que já escrevemos, mas, provavelmente foi a que chamou mais atenção do que qualquer outra cosa, mas, isso se deve ao Metallica, e isso é ótimo. O Metallica fez um ótimo trabalho em defender a causa do Heavy Metal britânico”.

É fato que ao longo dos anos muitas bandas constantemente ligadas ao cenário da NWOBHM tentem se desvencilhar do rótulo, mesmo sendo peças fundamentais para sua história. No caso do Blitzkrieg e do Satan, para Brian Ross, a situação é a seguinte: “Para ser honesto, eu nunca considerei o Blitzkrieg ou o Satan como NWOBHM, nós éramos apenas duas bandas antes que essa frase fosse inventada. Nós éramos apenas duas bandas que gostariam de ser do Heavy Metal britânico clássico como Judas Priest ou Black Sabbath. E eu acho que quando surgiu a frase “nova onda do Metal britânico” eu não acho que descreve as bandas, eu acho que descreve o movimento e a atitude dos fãs e assim por diante, porque há muitos tipos diferentes de bandas sob essa bandeira então nem todos soam iguais. Isso não descreve as bandas, acho que descreve o movimento e acho que é mais importante e estou muito orgulhoso do nosso relacionamento”.

Créditos da foto: Nicolas Soto 

Para conferir o bate-papo, acesse:

Mais informações:

Facebook: https://www.facebook.com/heavyculturebra
Grupo: https://www.facebook.com/groups/159610798712141
Instagram: https://www.instagram.com/heavyculture
YouTube: https://www.youtube.com/HeavyCulture
E-mail: [email protected]
Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br