O Luz Câmera Rock pergunta: quem aqui nunca se sentiu diferente por curtir o tipo de música que curte? Levanta a mão quem já foi apontado como esquisitão por ouvir músicas de outras épocas, ou usar camisetas com nomes impronunciáveis, ou figuras demoníacas! Diga “presente”, quem estudou numa classe onde as pessoas achavam que você gostava de cemitério, só por usar uma camiseta do Live After Death. (“PRESENTE!”). Galera que cresceu em meio ao Brasil de Kaoma, Carrapicho, Márcia Freire, Axé Blond e É O Tchan, mas resistiu e se manteve no “lado rock n’ roll da força”, uni-vos, porque os irmãos Duffer (Matt e Ross) nos homenagearam com a premiada série Stranger Things.

Polaroid de um livro do ano do colégio Hawkins. Reprodução: Pinterest

Eu vou começar falando que não terminei de assistir, porque tenho a loucura de não seguir séries ainda transmitidas, pela simples falta de paciência por novas temporadas. Sendo assim, sigo na ansiedade para que ela termine logo.

Mas, particularmente, acredito que eu não precise falar sobre o conteúdo da série, porque do jeito que ela explodiu, é bem provável que vocês saibam mais que eu (com toda a certeza), mas vamos falar sobre a importância e a beleza dessa trilha sonora. Músicas que para nós, millennials 30+, fazem parte das nossas playlists diárias foram descobertas pela geração Z e, pelo que eu noto, muito bem aceitas.

Essa estética lembra demais ET e Goonies. Reprodução Internet.
Reprodução Internet

Além da trilha sonora composta por Kyle Dixon e Michael Stein, que ambienta muito bem os episódios, dando o tom certo do que esperar (eu, como uma amante e estudiosa de cinema de horror sou apaixonada por esse tipo de abordagem sonora), influenciando no andamento e na própria respiração dos personagens (e na sua, se você estiver muito envolvido), temos o que chamamos de trilha de personalidade (ou tema), que são as músicas usadas para os personagens: que podem descrever uma ação, uma característica, um sentimento… fato é que elas chamaram a atenção do público, o que, com certeza fez os estúdios considerarem essa quinta temporada.

Alguns itens dessa playlist fizeram mais barulho que outras. Um exemplo disso foi Running Up That Hill, uma linda viagem na voz de Kate Bush (a eterna Cathy de Wuthering Heights). A cantora, extremamente low profile, na verdade quase isolada, voltou aos holofotes e teve um aumento significativo em suas reproduções no Spotify; já o hino Master of Puppets, do Metallica, teve compartilhamento massivo, mas em contraponto, grupos reclamavam do sucesso “repentino” (dentro de sua bolha) da banda, já que Hatfield não era exemplo, pois era praticante de caça esportiva. O que criou um debate geracional nas redes. E percebam que todas as discussões e compartilhamento de conteúdo, ou fotos de merchandising, foram feitas com Stranger Things de background. A série ganhou muito com isso, mesmo que fosse por curiosidade.

As quatro temporadas contam com Metallica, Kate Bush, Journey (em uma versão épica de Separate Ways), Peter Gabriel (com uma versão de Heroes, originalmente na voz do imortal David Bowie), Kiss, The Cramps (que foi redescoberto em Wandinha, mesmo aparecendo antes em Stranger Things), Dead or Alive e tantas outras maravilhas, que só ouvindo, viu?!

Então, se assim como eu, você vai esperar a série acabar para começar a maratonar e entrar no mundo maravilhosamente invertido de Hawkins, e voltar aos anos 80, dê uma olhada na playlist desta série. Entre nessa festa estranha de gente muito esquisita e curta. E, se a curiosidade aguçar demais e você quiser resistir bravamente à tristeza de esperar as novas temporadas, tenho a solução; pelo menos pra galera do Rio de Janeiro.

Stranger Things no Barra Shopping

Começou dia 17 de abril a STRANGER THINGS EXPERIENCE, uma exposição imersiva aclamadíssima, que já passou por diversas capitais brasileiras e agora está esperando por você no Barra Shopping.

 

SERVIÇO:

Data: A partir 17 de abril de 2025

Horário de funcionamento: Quarta a sexta: 16h às 22h30 (última sessão 21h)

Sábados: 10h às 22h30 (última sessão 21h)

Domingos: 10h às 20h30 (última sessão 19h)

Feriados dias de semana: 10h às 22h30 (última sessão 21h)

Duração: Aproximadamente 45 minutos

Ingressos: A partir de R$40,00

Localização: Barra Shopping

Idade: Para todas as idades!

Acessibilidade: O local é acessível para PCDs

O Barra Shopping fica na Avenida das Américas, 4666 – Barra da Tijuca – RJ.

Maiores informações aqui

Compre seu ingresso aqui 

 

Mas se depois de tudo isso você não resistir e quiser assistir à série, ela segue disponível na Netflix.

 

Sinopse:

Na década de 1980, um grupo de amigos se envolve em uma série de eventos sobrenaturais na pacata cidade de Hawkins. Eles enfrentam criaturas monstruosas, agências secretas do governo e se aventuram em dimensões paralelas.

Lançada em: 15 de julho de 2016

Dirigida por: Irmãos Duffer 

Produzida por: Netflix/The Duffer Brothers 

Estrelada por: Winona Ryder, David Harbour, Finn Wolfhard, Millie Bobby Brown, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Noah Schnapp, Sadie Sink, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Joe Keery, Dacre Montgomery, Maya Hawke, Brett Gelman, Priah Ferguson, Cara Buono, Sean Astin, Matthew Modine, Paul Reiser.

Welcome to Hawkins 

Texto por: Amanda Basso.