Em sua melhor fase

Mais uma sugestão semanal pintando no HB. Lembrando que à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica dessa vez chega por conta da ex-The Runaways, Lita Ford com seu álbum intitulado por “Lita”.

 “Lita” é o terceiro álbum solo de estúdio da cantora e guitarrista americana Lita Ford, lançado em 2 de fevereiro de 1988 pelo selo RCA Records. O disco foi gravado no Studio Record One, Sherman Oaks, em Los Angeles, com a produção sendo realizada por Mike Chapman.

Em 1987 a artista assina um contrato decisivo em sua carreira, dessa vez com a gravadora RCA Records, graças a sua nova gerente, Sharon Osbourne. Em 1988, ela lançou seu álbum de maior sucesso comercial, o disco “Lita”. O LP apresentou vários singles, incluindo “Kiss Me Deadly“, “Back to the Cave“, “Close My Eyes Forever” e “Falling in and Out of Love“, uma canção co-escrita com Nikki Sixx do Mötley Crüe. A balada “Close My Eyes Forever” foi gravada em um dueto com Ozzy Osbourne.

O singles de “Lita” (que também tiveram a produção de clipes promocionais) conseguiram posições de destaque em diversas paradas: “Kiss Me Deadly” (lançado em abril de 1988 tendo como lado B a faixa “Broken Dreams“) foi número DOZE na Billboard Hot 100; posição 19 na RPM100 Singles; número 21 na New Zealand Singles Chart; 40 na Mainstream Rock e número 75 na UK Singles Chart.Back to the Cave” (lançado em novembro de 1988 tendo como lado B a faixa “Under the Gun“) foi número 22 na Mainstream Rock. No mesmo mês o single “Falling In and Out of Love” chega ao número 37 na mesma parada Mainstream Rock. O último single a ser lançado foi “Close My Eyes Forever” em fevereiro de 1989, tendo como lado B a faixa “Under the Gun“. Esse obteve as seguintes posições: número OITO na Billboard Hot 100; posição 14 na Swedish Singles Chart; 16 na New Zealand Singles Chart, número 25 na Mainstream Rock e posição 47 na UK Singles Chart.

Já o álbum “Lita” obteve a posição número 29 na concorrida Billboard 200; número 42 na RPM100 Albums e posição número 45 na New Zealand Albums Chart. O trabalho foi certificado com o disco de PLATINA nos Estados Unidos, ao superar a marca de UM milhão de cópias vendidas, e o disco de OURO no Canadá, com vendas superiores a casa dos 50 mil discos vendidos.

Pra divulgar “Lita” a gravadora providenciou anúncios de página inteira nas principais revistas especializadas e a artista iniciou uma série de apresentações no território norte americano. O primeiro show ocorreu em 20 de abril de 1988 em Nashville e o giro local se estendeu por mais 62 datas, tendo seu encerramento em Dallas no dia 23 de outubro do mesmo ano. Assim que cumpre seus compromissos nos Estados Unidos, Lita ruma para a Europa onde inicia um giro com 35 datas, tendo inicio em Dublin, no dia 30 de outubro. Após visitar Suíça, Itália, França, Holanda, Noruega, Suécia, Escócia, Bélgica, Inglaterra, a tour termina na Alemanha em 19 de dezembro. O sucesso ainda é consolidado com mais duas apresentações na Long Beach Arena, na Califórnia nos dias 30 e 31 de dezembro de 1988.

No Brasil o LP “Lita” foi lançado pela Ariola/BMG (selo RCA) com encarte interno com letras e informações ainda no ano de 1988. A representante brasileira dispensou uma atenção ao disco acima da média, com anúncios de página sendo publicados nas revistas Metal e Rock Brigade. Lita Ford foi inclusiva capa da revista Metal número 47. O LP “Lita” também foi amplamente divulgado com todos os seus quatro clipes passando em programas como o Clip Trip da TV Gazeta-SP e promoções em revistas especializadas. Meu LP foi comprado 20 de abril de 1990 em uma promoção na Devil Discos, na Galeria do Rock.

Lita” marcou a melhor e mais popular fase na carreira de Lita Ford. É um álbum que contém vários dos seus maiores sucessos como “Back to the Cave“, “Can’t Catch Me“, “Kiss Me Deadly“, a mid-ballad “Falling In and Out of Love” e o dueto inesquecível com o Madman em “Close My Eyes Forever“. Os links estão no final como de costume. Até a próxima.

 Dados:

Lançamento: 2 de fevereiro de 1988.

Selo: RCA Records (EUA); Ariola/BMG (Brasil).

Produção: Mike Chapman

Singles:

  • “Kiss Me Deadly” em abril de 1988;
  • Back to the Cave” em novembro de 1988;
  • Falling In and Out of Love” em novembro de 1988;
  • Close My Eyes Forever” em fevereiro de 1989.

Certificados:

– Nos Estados Unidos, Disco de Platina (+Um milhão de cópias);

– No Canadá, Disco de Ouro (+50 mil cópias).

Tracklist:

Lado A:

1.”Back to the Cave” 

2.”Can’t Catch Me”    

3.”Blueberry”   

4.”Kiss Me Deadly”   

5.”Falling In and Out of Love”   

Lado B:

1.”Fatal Passion”       

2.”Under the Gun”     

3.”Broken Dreams”   

4.”Close My Eyes Forever”         

Band members:

Lita Ford – guitar, vocals

David Ezrin – keyboards

Don Nossov – bass guitar

Myron Grombacher – drums

Additional musicians:

Craig Krampf – additional percussion and drums

Ozzy Osbourne – duet vocals on “Close My Eyes Forever”

Llory McDonald, Mike Chapman – background vocals

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)