“O pop dos anos 80 na visão heavy”

Mais uma semana começando e como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Atrocity, Werk 80.

Werk 80″ é o quinto álbum da banda de gothic metal industrial alemão Atrocity. O trabalho foi gravado no Danse Macabre Studio durante o início do ano de 97 e foi produzido por Alexander Krull e Bruno Kramm. Seu lançamento ocorreu em 20 de abril de 1997 pelo selo Massacre Records.

A banda originalmente tocava grindcore e se aprimorou ao longo dos anos no death metal, isso até o álbum “Todessehnsucht” de 1992. No entanto em “Blut” (1994), seu trabalho mais bem aceito até então, eles começaram a experimentar gêneros diferentes das vertentes tradicionais do metal. Como resultado dessa forma mais ampla de pensamento musical, o conjunto resolveu apostar em um álbum de covers totalmente direcionado aos hits do pop dos anos 80. O resultado foi que nos shows ao vivo os covers começaram a ser bem recebidos pelos fãs, e até algumas rádios menos convencionais para a heavy music, acabaram por abrir espaço para o Atrocity.

O álbum gerou três singles: “Shout” (Tears for Fears cover), “Tainted Love” (Gloria Jones cover) e “The Great Commandment” (Camouflage cover), todos lançados ainda no ano de 1997. Apesar de ter feito alguns shows em 97 oficialmente a ‘Werk80’ Tour começou em 20 de fevereiro de 1998 em Osnabrück, Alemanha e se estendeu até 20 de setembro de 98, com a última apresentação sendo em Augsburg, também na Alemanha.  Ao todo foram 32 apresentações, que além de seu país natal, visitou Holanda, Áustria, França, Suíça, Itália e Polônia.

Um vídeo ao vivo da música “Send me an Angel” (Real Life cover), foi capturado com a participação da vocalista do Theatre of Tragedy, Liv Kristine, e é possível se dizer que esse foi o começo do “Leaves’ Eyes”, que foi uma parceria bem sucedida entre os integrantes do Atrocity e a cantora, pelo menos enquanto durou o casamento da vocalista com Alexander Krull.

O álbum e os singles de “Werk 80” não tiveram lançamentos nacionais, mas podiam ser facilmente encontrados no final dos anos 90, começo dos 2000, em lojas da Galeria do Rock como a Destroyer, Burn e Hellion, onde eu comprei minhas cópias do CD e dos EP’s.

Vale a pena conferir esse trabalho, pois certamente você vai reconhecer algumas das faixas. O álbum continuou sendo bem aceito, tanto que em 2008 o Atrocity lançou uma sequência chamada “Werk 80 II“.  Os links estão como de costume no final da página, até a próxima.

Dados:

Lançamento: 20 de abril de 1997.

Selo: Massacre (EU).

Produção: Alexander Krull e Bruno Kramm.

Singles:

“Shout”, lançado em 1997;

Tainted Love“, lançado em 1987;

The Great Commandment“, lançado em 1987.

Tracklist:

  1. Shout (Tears for Fears cover)
  2. Rage Hard (Frankie Goes to Hollywood cover)
  3. Wild Boys (Duran Duran cover)
  4. The Great Commandment (Camouflage cover)
  5. Send Me an Angel (Real Life cover)
  6. Tainted Love (Gloria Jones cover)
  7. Der Mussolini (D.A.F. cover)
  8. Being Boiled (Human League cover)
  9. Don’t Go (Yazoo cover)
  10. Let’s Dance (David Bowie cover)
  11. Maid of Orleans (O.M.D. cover)