“Um ‘Best of’ daqueles”

Olá. É sempre importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma dica para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E hoje vamos falar de uma compilação das mais perfeitas entre as já lançadas por uma banda. Trata-se do álbum “The Anthology” do Deep Purple.

The Anthology” é uma compilação da banda de hard rock britânica Deep Purple e foi lançado em 5 de junho de 1985 pelos selos Harvest/EMI Records Ltd. A remasterização em sistema digital foi feita no Abbey Road Studios, em Londres, sob a supervisão de Peter Vince.

Para celebrar o primeiro ano da reunião da clássica formação conhecida como Mk.II, que era formada por Jon Lord, Ritchie Blackmore, Ian Gillan, Roger Glover e Ian Paice, nada melhor que lançar um álbum com alguns dos grandes hits do Deep Purple. Mas “The Anthology” foi além de uma simples compilação, pois contou com três cortes que eram totalmente inéditos e envolveu faixas de todas as formações até então do Deep Purple: Mk.I, Ritchie Blackmore, Rod Evans, Jon Lord, Ian Paice e Nick Simper (1968-1969); Mk.II, Blackmore, Lord, Paice, Gillan e Glover (1970-1973); Mk.III, Blackmore, Lord, Paice, David Coverdale e Glenn Hughes (1974-1975) e Mk.IV, Lord, Paice, Coverdale, Hughes e Tommy Bolin (1975-1976). O texto inserido na parte interna do álbum (capa dupla) foi escrito por Chris Charlesworth, o autor do livro ‘Deep Purple – The Illustrated Biography’.

Além da edição britânica, “The Anthology” foi lançado na Irlanda, apenas em Cassette via Purple Records; Grécia, em LP duplo pela Harvest; Holanda, em LP duplo também pela Harvest, Brasil em LP duplo via EMI, e Austrália e Nova Zelândia pela Harvest em LP duplo. A compilação alcançou a posição número 86 na parada Netherlands Albuns e a posição número 50 na UK Albuns.    

No Brasil o Deep Purple teve a compilação The Anthology” inserida na coleção ‘Heavy Metal Attack 2’, que contou com lançamentos importantes como o icônico primeiro duplo ao vivo da Donzela de Ferro, o incomparável “Live After Death”; Saxon com “Innocence is no Excuse”; W.A.S.P. com “The Last Command”; Icon com “Night of the Crime”; Helix com “Long Way to Heaven”, King Kobra com “Ready to Strike” e Queensrÿche com o álbum “Rage for Order”. A edição brazuca, via gravadora EMI, contou com capa dupla assim como a edição inglesa. A minha bolacha, uma edição importada ‘made in UK’, foi comprada em outubro de 1986 em um local muito legal, a loja Rock Concert, que na época era a sede da Sociedade Brasileira dos Apreciadores do Deep Purple (responsáveis pela publicação  do ótimo fanzine ‘Into the Purple’), que se situava no bairro de Santana, na zona norte paulistana. 

The Anthology” contém vários dos grandes sucessos de todas as fases, o que o tornava muito interessante para divulgar a história da banda para novos fãs, que estavam surgindo aos montes em meados dos anos 80. E para os das antigas do Deep Purple as inéditas “Shadows”,Love Help Me” e “Freedom” garantiam que o trabalho fosse extremamente desejado em toda coleção dos purplemaniacos. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 5 de junho de 1985.

Selo: Harvest/EMI Records Ltd (Europa) e EMI (Brasil).

Tracklist:

Lado A

1.”Hush”

2.”Emmaretta”

3.”Hallelujah”

4.”Shadows” (Previously unreleased track from the “Shades of Deep Purple” sessions in 1968)

5.”Love Help Me” (Previously unreleased instrumental version)

6.”Wring That Neck”

Lado B

1.”Speed King” 

2.”Black Night” 

3.”Grabsplatter” (Instrumental jam from a BBC session in 1970)

4.”Child in Time” (Edited version)

Lado C

1.”Strange Kind of Woman” 

2.”Freedom” (Previously unreleased track from the “Fireball” sessions in 1971)

3.”Fireball” 

4.”Highway Star” 

5.”Never Before” (A different quadrophonic mix, than the ordinary album version)

6.”When a Blind Man Cries”

Lado D

1.”Smoke on the Water” (A different quadrophonic mix, than the ordinary album version)

2.”Woman from Tokyo” 

3.”Might Just Take Your Life” 

4.”Coronarias Redig” 

5.”Soldier of Fortune” 

6.”You Keep On Moving”

Deep Purple:

Mk. I

Ritchie Blackmore – guitar

Rod Evans – lead vocals

Jon Lord – organ, keyboards, backing vocals

Ian Paice – drums

Nick Simper – bass, backing vocals

Mk. II

Ritchie Blackmore – lead guitar

Ian Gillan – vocals

Roger Glover – bass

Jon Lord – organ, keyboards

Ian Paice – drums

Mk. III

Ritchie Blackmore – lead guitar

David Coverdale – vocals

Glenn Hughes – bass guitar, vocals

Jon Lord – organ, keyboards

Ian Paice – drums

Mk. IV

Tommy Bolin: Guitar and vocals.

David Coverdale: Lead vocals

Glenn Hughes: Bass and vocals

Jon Lord: Keyboards

Ian Paice: Drums

 

 (Créditos das fotos: Paulo Márcio)