“A obra prima do Dokken”

Chegando um novo final de semana e melhor ainda se for com a boa música pesada em nosso espaço. E sempre é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Dokken, “Under Lock and Key”, que vai completar 35 anos no próximo mês de novembro.

 “Under Lock and Key” é o terceiro álbum de estúdio da banda de heavy metal/hard rock Dokken e foi lançado em 22 de novembro de 1985 via Elektra Records. As gravações foram realizadas no Amigo Studios, North Hollywood, Los Angeles e Le Mobile remote Total Access Recording, Redondo Beach, California. A produção foi de responsabilidade de Neil Kernon e Michael Wagener.

Após o ótimo disco “Tooth and Nail” (1984), o Dokken apostou que era hora de um trabalho definitivo para se firmar entre as grandes bandas do estilo. As composições deveriam ter a medida exata entre as melodias mais aceitas pelas rádios, mas sem perder o peso característico dos trabalhos anteriores. Pela reação após o lançamento a banda obteve sucesso em sua empreitada, pois conseguiram colocar alguns singles  nas principais rádios rock americanas, seus clipes na MTV e receber críticas positivas como a do AllMusic, que classificou “Under Lock and Key” como o álbum mais ‘completo’ do Dokken.

Under Lock and Key” gerou nada menos que cinco singles promocionais: “Unchain the Night“, “It’s Not Love“, “Will the Sun Rise“, “The Hunter“, que obteve a posição número 25 na parada Billboard Mainstream Rock e o mais bem sucedido de todos, “In My Dreams“, que foi posição 24 na Billboard Mainstream Rock e o número 77 na Billboard Hot 100. Já o álbum figurou na canadense RPM100 Albums na posição 95 e número 32 Billboard 200 norte americana. “Under Lock and Key” foi certificado em seu país natal com disco de ouro em 4 de março de 1986 e platina em 14 de abril de 1987.

A ‘Under Lock and Key tour’ começou em 30 de novembro de 1985 em Tóquio no Japão e se estendeu até 13 de setembro de 1986 com o último show sendo em Irvine na Califórnia. Ao todo foram 105 apresentações com o giro passando por diversas cidades dos Estados Unidos e o já citado Japão.

Para reforçar a promoção do álbum foi lançado um vídeo home intitulado “Unchain the Night“. Os videoclipes produzidos para os singles dos três álbuns do Dokken foram apresentados em um VHS através de uma parceria da Elektra com a Asylum Records através da Elektra Entertainment. Esse VHS estreou no Top Music da Billboard Vídeo no 11º lugar em janeiro de 1987, chegando ao 5º lugar em maio. O trabalho foi certificado com Ouro em abril de 1987 e Platina no mês de abril do ano seguinte.

No Brasil o Dokken, mesmo no período mais ‘popular’ do heavy por aqui, era praticamente um figurante, mesmo tendo dois de seus discos lançados. “Under Lock and Key” teve seu lançamento nacional por responsabilidade da WEA mantendo o selo da gravadora americana Elektra. A minha cópia eu comprei na Rock Forever, na Galeria do Rock em 8 de novembro de 1991 e não continha encarte interno. Já os vários clipes da banda só foram visitar as telas das TVs brazucas com a chegada da MTV Brasil no final de 1990.

É um excelente trabalho de Don e sua trupe com o sempre destacado Mr. Scary destruindo nos rifes e solos. Já comentamos em outras oportunidades, que por causa das brigas (e quando se fala em Dokken, não é no sentido figurado da palavra, ali eles saiam na mão mesmo) o Dokken ficou aquém do que o talento da banda prometia. Uma pena, mas os grandes discos estão ai para serem apreciados, felizmente. Os links estão à disposição. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 22 de novembro de 1985.

Selo: Elektra (EUA); WEA (Brasil).

Produção: Neil Kernon e Michael Wagener.

Singles:

  • The Hunter” em 10 de dezembro de 1985 (promo only);
  • In My Dreams“/”Til the Livin’ End” em agosto de 86;
  • Will the Sun Rise” em 1986 (promo only);
  • It’s Not Love” em 1986 (promo only);
  • Unchain the Night” em 1986 (promo only).

Certificações:

EUA, disco de platina (+ 1.000.000 cópias)

Dokken:

Don Dokken – lead vocals

George Lynch – guitar

Jeff Pilson – bass, background vocals

Mick Brown – drums, background vocals

Lado A

1.”Unchain the Night”        

2.”The Hunter” 

3.”In My Dreams”     

4.”Slippin’ Away”     

5.”Lightnin’ Strikes Again”

Lado B

1.”It’s Not Love”        

2.”Jaded Heart” 

3.”Don’t Lie to Me”   

4.”Will the Sun Rise”

5.”Til the Livin’ End”

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)