A melhor fase

Dia de colocar o nosso espaço para funcionar e como você sabe, nossa ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E hoje vamos falar sobre o álbum da banda Gamma Ray, Alive ’95.

Alive ’95” é o primeiro álbum ao vivo da banda de power metal alemã, Gamma Ray e foi lançado em 8 de maio de 1996 pelo selo Sanctuary. O álbum foi produzido e mixado por Kai Hansen e Dirk Schlächter no Hansen Studios, Hamburgo, Alemanha em março de 1996. Já a masterização ficou a cargo de Dirk Lehberger no H.A.M. também na cidade de Hamburgo.

Após anos de estabilidade e ótimos discos o Gamma Ray enfrentaria algumas mudanças. O vocalista Ralf Scheepers, que morava longe da cidade natal dos outros membros da banda, Hamburgo, estava tentando se tornar o novo cantor do Judas Priest, depois de Rob Halford sair. Scheepers acreditava que sua posição na banda havia sido prejudicada devido à distância entre ele e os outros membros. Hansen e Scheepers concordaram então com uma partida amigável. Depois de não conseguir ser recrutado para o Judas Priest, Scheepers começou sua própria banda, Primal Fear. Hansen então começou a procurar por um novo vocalista, mas, acabou assumindo a tarefa, como fez para o primeiro EP e álbum do Helloween. Sua estreia não poderia ser melhor, pois “Land of the Free”, lançado em 1995, é um dos maiores sucessos da banda até os dias de hoje. E foi a tour desse álbum que gerou o ao vivo “Alive ’95“.

A primeira parte da tour europeia de “Land of the Free” foi batizada como “Men on a Tour” e teve seu início na cidade de Thessaloniki, Grécia, em 7 de outubro de 95. A banda visita também Itália e Espanha, além de realizar apresentações em seu país natal. As gravações para “Alive ’95” foram capturadas em Milão, Paris, Madrid, Pamplona e Erlangen. Uma segunda etapa da tour incluiu o Japão e novas apresentações na Europa com o nome do giro mudando para ‘Land of the Free Tour’.

Alive ’95” originalmente foi lançado em sua edição padrão com doze faixas, sendo três covers: “Ride the Sky” e “Future World” da ex-banda de Hansen, o Helloween; e “Heavy Metal Mania” da banda Holocaust. Em alguns países (como o Brasil) a faixa “Lust for Life” foi incluída como bônus. E uma edição dupla também chegou ás lojas, onde o segundo CD trazia faixas com Ralf Scheepers nos vocais.

No BrasilAlive ’95” foi lançado pela Century Media contando com o bônus que já citei agora a pouco. O Gamma Ray contava com muito prestígio, principalmente Kai Hansen, desde seus tempos de Helloween. Minha cópia eu comprei no final de 1996 na loja Empire, localizada na Galeria do Rock aqui em Sampa.

Alive ’95” marcou a melhor fase que a banda de Kai Hansen viveu. O Gamma Ray continuou lançando bons discos, mas nada semelhante ao excelente “Land of the Free”. “Alive ’95” também marcou para muitos fãs brazucas a primeira passagem dos alemães por aqui em 1997, sendo muito associado ao evento, mesmo que a visita tenha sido na tour do disco seguinte, “Somewhere Out in Space”. Os links estão lá no final, como de costume. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 28 de maio de 1996.

Selo: Sanctuary (EUA); Century Media (Brasil)

Produção: Kai Hansen e Dirk Schlächter.

Tracklist:

1.”Land of the Free”

2.”Man on a Mission”

3.”Rebellion in Dreamland”

4.”Space Eater”

5.”Fairytale”

6.”Tribute to the Past”

7.”Heal Me”

8.”The Saviour”

9.”Abyss of the Void”

10.”Ride the Sky” (Helloween cover)

11.”Future World” (Helloween cover)

12.”Heavy Metal Mania”(Holocaust cover)

13.”Lust for Life” (Non-European Bonus)

Line Up:

Kai Hansen – lead vocals and guitars

Dirk Schlächter – guitars, backing vocals

Jan Rubach – bass

Thomas Nack – drums, backing vocals

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)